Domingo
29 de janeiro
Obediência
Imaginem, até os espíritos imundos obedecem às ordens dele! Marcos 1:27, Nova Bíblia Viva

A obediência é o reconhecimento da autoridade de outra pessoa. No entanto, só a autoridade verdadeira produz a obediência verdadeira. Pessoas com conhecimento e experiência, que agem e orientam para o bem, exercem autoridade real.

Nem sempre, porém, autoridade resulta em obediência. Isso porque, infelizmente, existe a rebeldia, que é a negação da autoridade legítima de alguém. Um dia, Lúcifer se rebelou contra Deus e o acusou de produzir leis injustas que não podem ser seguidas. Com essa acusação, ele manipulou a terça parte dos anjos, a quem usa para iludir os seres humanos com a mentira de que é impossível ser obediente a Deus.

Na realidade, Deus sempre quis que nossa obediência fosse motivada por amor. Ele poderia, por exemplo, ter destruído Satanás e seus anjos, exercer seu poder e forçar todos a adorá-lo. Porém, não fez isso. Ele escolheu nos fazer livres e conquistar nosso amor. Por que Deus age assim? Philip Yancey responde: “Embora o poder possa forçar a obediência, apenas o amor pode provocar a reação de amor, que é a única coisa que Deus deseja de nós” (O Jesus que Nunca Conheci, p. 72).

Mesmo os terríveis demônios do versículo de hoje tiveram que “obedecer” a Jesus, pois, as ordens de Cristo para salvar seus filhos são inegociáveis. Deus impõe seu poder até sobre o reino do mal para garantir que nós tenhamos liberdade de escolha. A “obediência” dos espíritos imundos impressionou as pessoas no tempo de Jesus. Entretanto, o que mais impressiona não é o fato de os demônios “obedecerem”, mas a maioria dos seres humanos continuar em rebeldia contra Deus, contra os pais, professores e outras autoridades legítimas.

Se a “obediência” forçada dos demônios impressionou muita gente, fico pensando no impacto positivo da obediência motivada por amor. No mundo com tanta desobediência, em que as pessoas acreditam ser impossível obedecer a Deus, quem obedece se torna diferente, um espetáculo da atuação da graça de Jesus no coração. Então lembre-se de que, com sua obediência hoje, você poderá levar alguém a dizer: “Imaginem, pela graça divina, até um ser humano pecador pode obedecer a Deus!”