Sexta-feira
12 de setembro
OCUPADOS
Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio. Provérbios 6:6, NAA

Era uma quinta-feira à tarde. Eu, Everton, estava com Romeu, na Igreja Central de Itabuna, cortando um painel que seria utilizado no culto jovem. Meu pai, um pastor experiente, ao perceber que meu amigo estava aproveitando o intervalo do expediente bancário para realizar a tarefa, observou: “São as pessoas ocupadas que fazem a obra de Deus.”

De fato, Deus sempre chamou gente ocupada para cumprir Sua missão. Por exemplo, Davi e Moisés estavam pastoreando as ovelhas. Eliseu arava a terra. Gideão separava os grãos de trigo da palha. Pedro, André, Tiago e João estavam pescando. Mateus recolhia impostos.

Por que Deus escolheu os ocupados? Como Criador, Ele sabe que, assim como os músculos, a mente se desenvolve pelo uso. Pessoas ocupadas usam mais plenamente suas capacidades, valorizam mais o tempo e organizam as tarefas de acordo com as prioridades. Cada capacidade desenvolvida gera novas capacidades. Cada desafio vencido habilita você a vencer desafios ainda maiores. Cristo disse: “Você foi fiel no pouco; Eu o porei sobre o muito.”

Por outro lado, o verso de hoje é um alerta para aqueles que vivem desocupados, reclamando da falta de tempo para realizar seus propósitos. São pessoas que gastam muito tempo pensando no que deveriam fazer, mas pouco ou nada fazem. A Palavra de Deus os orienta a observar as formigas e aprender com elas. O sábio os chama de “preguiçosos”. Dessa forma, eles jamais crescerão na vida nem serão úteis à pregação do evangelho.

Se um dia você estiver ocupado com uma tarefa e alguém lhe pedir para ir além, certamente você estará em uma situação que vai gerar crescimento. Lembre-se também de que, por mais ocupado que você esteja, trabalhar pela causa de Deus deve ser a sua prioridade. Quando Ele apresenta um desafio para você é porque já lhe reservou a capacidade. Hoje, ocupe-se e cresça.