Sábado
10 de maio
OLHARES DIFERENTES
Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas O adoraram. O Seu domínio é um domínio eterno, que não acabará, e o Seu reino jamais será destruído. Daniel 7:14

Daniel teve um sonho em que Deus lhe mostrou um mar agitado do qual saíam feras. Ele viu um leão com asas; um urso com um lado maior do que o outro; um leopardo com quatro cabeças e quatro asas; e um monstro que tinha dentes de ferro e dez chifres.

Cada um desses animais recebeu o domínio por um período, até que um Ser, semelhante a um filho de homem, Se aproximou do Ancião de Dias e recebeu o domínio perpétuo. Ao ouvir a interpretação do sonho, Daniel percebeu que o conteúdo de sua visão equivalia ao que já havia sido revelado a Nabucodonosor: a sucessão de impérios e o estabelecimento do reino de Deus.

No sonho do rei de Babilônia, essa sucessão de impérios foi revelada por meio de uma estátua, semelhante a um ídolo, feita de metais preciosos, que foi esmiuçada por uma pedra, aparentemente sem valor quando comparada aos materiais mais nobres da estátua. Deus usou uma imagem suntuosa para mostrar ao rei idólatra que os reinos deste mundo seriam suplantados por uma pedra que duraria para sempre. Já na visão de Daniel, os mesmos impérios foram representados por feras agressivas e impuras (Lv 11). Para o profeta, a luta por poder e domínio era tão estranha quanto aqueles animais.

Quando o Ser semelhante a um filho do homem foi apresentado recebendo o domínio, Daniel foi consolado com a promessa de que a ordem original estabelecida na criação seria restaurada. Como no Éden, as feras estariam sujeitas ao homem. Da mesma forma, como antes do pecado, nosso planeta estaria sob o domínio do Filho do Homem.

Um rei pagão e um profeta receberam, com símbolos diferentes, a mesma notícia sobre o fim da história deste planeta. Nabucodonosor ficou temeroso ao saber que seu império passaria, assim como os reinos que o sucederiam. Daniel, por outro lado, alegrou-se com a certeza de que os reinos humanos e a luta pelo poder seriam suplantados pelo reino pacífico do Filho do Homem.

Se você, como eu, está cansado de olhar para a confusão deste mundo, apegue-se à promessa de que Deus colocará um fim em todo o sofrimento.