“Olhe em meus olhos.” Ouvi muitas vezes essa frase de minha mãe. Ela sempre a repetia quando queria me corrigir. Como todas as crianças, eu tentava desviar o olhar. Então minha mãe me ensinou que pessoas de confiança falam olhando nos olhos. Aprendi que nas dificuldades da vida não devemos baixar a cabeça, mas levantar os olhos e avançar.
Certa vez, eu soube que um dos alunos do internato em que trabalho não queria continuar morando e estudando no colégio. Fui procurá-lo para saber o que estava acontecendo. Ele ficou um pouco resistente no início, mas depois se abriu e me contou o que ocorria. Uma semana antes, ele havia ido ao cabeleireiro e, por acidente, o profissional cortou o cabelo dele muito curto, quase no zero. Por causa disso, ele estava recebendo alguns apelidos dos colegas de internato. Isso fez com que ele sentisse vontade de voltar para casa.
Pedi a orientação de Deus e senti que deveria explicar ao aluno o provérbio de hoje. Quando os problemas chegam à nossa vida, não devemos fugir. A fuga é a atitude errada. Pessoas maduras enfrentam as dificuldades e não fogem. Disse ao rapaz que se ele fugisse, viveria trocando de escola, depois de emprego, de casamento e de amigos. Ele entendeu a mensagem e permaneceu no colégio.
Quando a dificuldade chegar, não devemos ficar tímidos ou acovardados. Devemos “olhar nos olhos” do problema e dizer: “Você não me assusta!” Assim fizeram os grandes homens da Bíblia. Davi agiu dessa forma com Golias; Josué encarou os gibeonitas; Gideão liderou os 300; Jesus não teve medo de Satanás.
De onde podemos tirar tanta valentia para encarar os problemas? Da Palavra de Deus. Nela, encontramos muitas promessas para os fiéis. O Senhor diz: “Sejam fortes e corajosos! Não fiquem assustados, nem tenham medo do rei da Assíria e do seu enorme exército. Pois Aquele que está do nosso lado é mais poderoso do que o que está do lado dele. Ele só conta com a força dos homens, mas do nosso lado está o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós” (2 Crônicas 32:7, 8, NTLH).
Olhe nos “olhos” dos problemas, lute ao lado de Cristo e você não terá do que ter medo.