Sábado
11 de setembro
Onde estava Deus?
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie Nele, e Ele agirá. Salmo 37:5

Nenhum atentado causou mais impacto no mundo do que o do dia 11 de setembro de 2001, quando duas torres em Nova York foram atingidas por dois aviões sequestrados e pilotados por terroristas suicidas. O estrago foi imenso; o prejuízo em vidas, incalculável; e o mundo passou a viver uma era sob o impacto do terror. Nessas horas, uma pergunta se levanta: Por que Deus permitiu aquela tragédia? Onde estava Deus? Por que Deus não fez nada? Afinal, Ele tem culpa por não intervir?

Dias depois do desastre, a filha do evangelista Billy Graham foi entrevistada no programa Early Show, em Nova York, e respondeu à seguinte pergunta: “Como Deus permitiu que isso acontecesse?” Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia: “Creio que Deus ficou muito triste com o que aconteceu naquele fatídico dia, tanto quanto nós. Por muitos anos, temos dito a Deus para que não interfira em nossas escolhas, para que saia de nosso governo, nossas escolas e nossa vida. Sendo o cavalheiro que Deus é, creio que Ele respeitosamente saiu. Como poderemos esperar que Deus nos dê Sua bênção e Sua proteção se exigimos que Ele não Se envolva conosco?”

O problema do ser humano é que ele deseja paz, amor, justiça e respeito. Ele não quer violência, guerras nem egoísmo. Almeja tudo isso, mas sem a interferência divina em sua vida. No entanto, se essas coisas são alcançadas somente com Deus, então fica claro: o ser humano quer as bênçãos divinas, mas não quer Deus. Não quer reconhecer que necessita Dele.

A Bíblia nos alerta de que “como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca” (Mt 24:37, 38). Não há problema algum em comer, beber ou casar-se, o erro está em fazer isso longe de Deus. Desejar as bênçãos Dele implica em andar em Seus caminhos. Envolver-se com Deus significa seguir Suas orientações, obedecer a Suas leis e submeter-se a Seus cuidados. Só assim daremos liberdade a Deus para nos proteger e agir como Ele deseja.