Segunda-feira
02 de setembro
Oração de mãe
O amado do Senhor habitará seguro com Ele; todo o dia o Senhor o protegerá, e ele descansará em Seus braços. Deuteronômio 33:12 (ARA)

No capítulo 2 do livro de Êxodo é narrado o nascimento e a educação de Moisés. Já no primeiro verso há uma informação importante: “um homem da casa de Levi […] casou com uma descendente de Levi”; ou seja, não havia jugo desigual no lar de Moisés. Isso significa que os pais daquele bebê eram pessoas fiéis a Deus.

No verso 2 é dito que a mãe havia conseguido esconder o bebê por três meses. É possível imaginar como Joquebede fez isso? Ela deve ter orado muito para que o bebê não fosse descoberto; caso contrário, não teria conseguido escondê-lo por tanto tempo. Consequentemente, temos então um testemunho da confiança que a família depositava em Deus. Essa mesma confiança é expressada no verso 3:
A mãe depositou o filho no cesto cuidadosamente calafetado – a mãe fez o que lhe cabia fazer – e confiou que o menino seria protegido por Deus.

Embora o texto não esclareça, quem é mãe sabe que ela não se conformaria em simplesmente lançá-lo ao rio. Portanto, ao analisar as atitudes da mãe de Moisés, é possível deduzir que ela tenha pedido à filha que observasse o que aconteceria com o menino. Dessa forma, ela não apenas saberia nas mãos de quem o menino estava, pois ela tinha a certeza de que Deus interviria, mas também incentivaria a filha a perceber que vale a pena confiar em Deus.

No verso 6 há evidências da intervenção divina: o menino que havia ficado três meses escondido – provavelmente quietinho – estava chorando! E isso foi decisivo para sua sobrevivência. Como se não bastasse, sua salvadora era justamente a filha do faraó!

Se você não percebeu ainda, podemos resumir os passos da mãe de Moisés da seguinte forma: Fidelidade + Fé + Atitude + Confiança = Êxito.

Querida, seja fiel a Deus nas pequenas escolhas. Isso vai fazer com que você seja valente ao tomar grandes decisões. Tenha fé verdadeira em Deus, e Ele vai honrá-la quando você passar por aflições. Tome uma atitude para mudar a realidade. A mãe de Moisés não ficou apenas esperando por um milagre. Confie que Deus conhece o fim desde o princípio. Obedecer ao Espírito Santo é uma prova de confiança. Significa que você entrega o problema a Deus definitivamente.

Não importa a idade de seu filho, nem o tamanho do problema ou grau de rebeldia. A sua oração, confiança, fé e atitude podem mudar a realidade, mesmo que isso leve uma vida toda, ainda que você não chegue a ver a mudança. No Céu, veremos que o Espírito Santo fez a parte Dele, se tivermos feito a nossa.

Adriana Seratto