Não perdoar é como uma doença que só pode ser curada por intermédio de Jesus. Às vezes, permitimos que a falta de perdão se manifeste com todo o nosso ser. Ela vai nos apodrecendo tão rapidamente que nem percebemos seus sintomas. Os sintomas podem aparecer por meio de uma depressão ou dor de cabeça. Mas eles continuarão a crescer até que consigamos perdoar. Pode ser que estejamos enfrentando dificuldades de concentração, perda de apetite, que tenhamos feridas que sangram, que soframos de insônia ou de hipertensão. Muitas pessoas que escolhem não perdoar podem virar as costas para Deus e dar as boas-vindas à condenação eterna.
A Bíblia é clara: “E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem, para que o Pai de vocês, que está nos Céus, perdoe as ofensas de vocês. Mas, se vocês não perdoarem, também o Pai de vocês, que está nos Céus, não perdoará as ofensas de vocês” (Mc 11:25, 26). Isso quer dizer que, se o meu julgamento se encerrar e eu não tiver perdoado as pessoas que me ofenderam, ou se eu não tiver me arrependido dos meus pecados e confessado todos eles, posso estar perdida para sempre.
Contudo, Deus também prometeu que, “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fi el e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Não perdoar é um veneno mortal que atinge nosso bem-estar social, físico, emocional, psicológico e espiritual. Geralmente, dizem que, se ingerirmos um pouco de alguma coisa, com moderação, aquilo não nos fará mal. Mas eu discordo totalmente. Um pouco de veneno tomado moderadamente pode nos matar com o tempo.
É impossível perdoar por nós mesmas. Precisamos da ajuda de Deus. Ele é o antídoto para a falta de perdão. Não existe nenhum remédio ou tratamento que possa curar a indisposição para perdoar. Somente Deus pode nos ajudar. Leve sua mágoa a Ele. Confesse seus pecados ao Pai celestial. Arrependa-se, e Ele irá libertá-la. Deus é o maior médico do Universo. Não há nada difícil demais para Ele. Além disso, Ele pode amenizar nossa dor, tornando mais fácil a atitude de perdoar aqueles que nos machucaram.
Lembre-se: quando perdoamos é que podemos ser perdoadas. O pecado nos separa de Deus. Oro para que nada se interponha entre nós e o nosso Salvador. Ademais, oro para que todas nós possamos estar na eternidade com Ele.
Cora A. Walker