Quarta-feira
18 de janeiro
Orgulho do Pai
Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria! Mateus 3:17

“Pai, tenho uma coisa para mostrar para você”, diz o garoto de 12 anos, com brilho nos olhos e o boletim na mão. O pai pega o papel, passa os olhos por todas as disciplinas, abraça com força o garoto e diz: “Filho, eu tenho orgulho de você!”

A garota abre o guarda-roupa e constata: “Há roupas demais aqui.” Imediatamente, ela seleciona algumas e sai para encontrar a amiga carente. A mãe observa, sem interferir, mas compreendendo tudo. Quando a garota volta, a mulher a recebe e, com lágrimas nos olhos, diz: “Filha, eu tenho orgulho de você!”

De forma geral, os pais sonham para os filhos sempre o melhor e projetam neles suas expectativas e sonhos. Ver um filho se destacar nas importantes áreas da vida enche de orgulho qualquer pai. A Bíblia confirma isso: “O filho que ama a sabedoria é o orgulho do seu pai” (Provérbios 29:3). O contrário também é verdade (Provérbios 19:13).

Em geral, os pais querem que os filhos sigam seus passos. Por volta dos meus dez anos, meus pais estavam preocupados com minha vida espiritual, principalmente porque alguns amigos meus estavam abandonando a igreja. Em uma conversa marcante, eu disse a eles com uma convicção muito forte: “Não se preocupem, eu nunca vou deixar os caminhos de Deus!”

Há pouco tempo, tive a tristeza de fazer o sermão fúnebre no sepultamento de meu pai. Naquele dia, destaquei o legado daquele homem para mim. Eu disse que ele não havia me deixado bens materiais, mas que plantara em meu coração o forte desejo de ver Jesus voltar.

Durante as condolências, fiquei muito emocionado ao ouvir uma tia mencionar uma conversa que teve com meu pai na qual ele dizia do orgulho que sentia por mim. Enquanto escrevo isso, sinto formar um nó em minha garganta, e surge um desejo enorme de reencontrar meu pai.

Na Trindade, também existe orgulho de Pai. Depois do batismo de Jesus, Deus, o Pai, fez uma declaração de amor pública ao Filho. Ele proclamou toda a alegria que sentia pela disposição do Filho em salvar a humanidade.

A missão de Jesus ainda não acabou, e Ele continua a dar muitas alegrias a Deus, o Pai. Em breve, Deus vai pedir ao Filho para vir nos buscar e, assim, sua alegria estará completa. Naquele dia, muitos filhos reencontrarão pais cheios de orgulho por vê-los ali também.