Segunda-feira
18 de janeiro
Os desafios do tempo
Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Eclesiastes 3:11, NTLH

A percepção sobre o tempo é algo interessante. Quando vivenciamos um momento agradável, o tempo parece voar; mas, quando estamos em uma fila, por exemplo, cinco minutos parecem uma eternidade. Você já pensou como seria se os calendários e relógios fossem extintos? Imagine a vida sem a contagem de tempo!

Entre 397 e 398 da era cristã, a questão do tempo foi objeto de reflexão de Agostinho de Hipona, teólogo que influenciou o pensamento ocidental. Para ele, “é impróprio afirmar que os tempos são três: pretérito, presente e futuro. Mas talvez fosse próprio dizer que os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das presentes, presente das futuras. Existem, pois, esses três tempos na minha mente que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras” (Confissões, Livro XI, p. 314).

A Bíblia relaciona o tempo ao domínio de Deus, não do homem. O Senhor presenteou a humanidade com o espaço e permitiu que ele dominasse sobre a criação, porém Deus manteve controle absoluto do tempo, ao qual estamos sujeitos.

Diante disso, cabe a nós lidar com o tempo que temos com muito cuidado, respeito e humildade. Deus nos deu a responsabilidade sobre nosso espaço e o momento presente. Isso é suficiente para definir nosso futuro. “Pois Ele diz: ‘Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação’. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!” (2Co 6:2).

Dessa maneira, o conselho bíblico com relação ao futuro é: “Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6:34). Quanto ao passado, o Senhor diz: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado” (Is 43:18). Em realidade, Deus está interessado em nós hoje, e o “agora” é o único tempo que temos. Como nos lembra o hino “A Última Hora”: “Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar” (Hinário Adventista, nº 168). Portanto, não perca tempo. Busque a Deus e entregue sua vida e seus planos a Ele. Faça isso hoje.