Em Êxodo 24, encontramos o povo de Israel firmando aliança com Deus ao pé do monte Sinai. Foi um momento maravilhoso de adoração. Na sequência, vemos Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e mais 70 anciãos subindo o monte a fim de ter um encontro com o Senhor. Embora não tenham chegado ao topo do Sinai, a Bíblia informa que eles “viram o Deus de Israel” (v. 10).
Deve ter sido uma experiência fantástica! Como filhos do sumo sacerdote, Nadabe e Abiú aprenderam desde cedo a ter comunhão com Deus. Viviam na igreja, por assim dizer. Deviam até ser chamados de “pastorzinhos”! Agora, na posição de sacerdotes, tiveram o privilégio de ver pessoalmente a glória do Senhor.
Sei bem o que é ser filho de pastor e estar familiarizado desde cedo com o cotidiano religioso. Essa é uma questão bastante delicada: ao mesmo tempo que é um privilégio crescer envolvido por esse ambiente cristão, existe o risco de se acostumar com a rotina “igrejeira” e acabar permitindo que o sagrado se torne algo comum.
Nadabe e Abiú tiveram a oportunidade de subir o monte da comunhão, mas esqueceram que depois dos montes podem vir os vales. De certa forma, eles não permaneceram no “clima” da montanha. Em Levítico 10, logo após a consagração do santuário, os “pastorzinhos de Israel” misturaram o santo com o profano. A Bíblia diz que “pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso e trouxeram fogo profano perante o Senhor” (Lv 10:1).
Nadabe e Abiú usaram o fogo de maneira errada, na hora errada, com os instrumentos errados e com o espírito errado. Resultado? Morreram fulminados diante da presença do Eterno. Mas o que houve com a visão do monte e o impacto causado por ela? A verdade é que “ver” a Deus hoje não garante a Sua presença amanhã. Precisamos buscá-Lo todos os dias.
A comunhão com Deus e o serviço a Ele são coisas sérias. É preciso ficar alerta quanto ao fato de que as maiores tragédias espirituais podem acontecer logo após os maiores sucessos.
Continue com os seus olhos fixos no Senhor, mantendo firme a comunhão com Ele. E faça sempre as coisas certas, do jeito certo.