Esse texto de Apocalipse pode ser considerado como a primeira manifestação ecológica da Era Cristã. A Terra está sendo destruída pelo homem. O desequilíbrio ecológico começou com a entrada do pecado e aumentou a partir de 1801 com a Revolução Industrial. A partir de 1960, porém, uma sensação de fim de mundo começou a tomar conta de todos.
As emissões de gases venenosos das chaminés e descargas de veículos, sprays e queimadas, a destruição das matas e o apodrecimento dos rios são apenas alguns dos motivos desse temor.
Para os seres vivos mais desprotegidos, a catástrofe já chegou. Mais da metade das florestas do planeta já foram derrubadas. Por isso, calcula-se que cerca de 60 mil espécies de pequenos bichos desaparecem a cada ano. Quanto aos rios e mares, a maior parte já virou esgoto. A grande borboleta azul e a paquinha da Grã-Bretanha não existem mais. O bicho-pau da Ilha de Lorde Howe, no Havaí, também foi extinto e 16 espécies de mexilhão perolado dos Estados Unidos foram totalmente liquidadas.
Você e eu podemos ajudar a melhorar o mundo. Não temos condições de resolver os problemas gigantescos do planeta, mas bem que podemos melhorar o nosso cantinho: não deixando lixo espalhado por aí, não maltratando os animais e ajudando a conscientizar outras pessoas. Agora, se você deseja mesmo ver este mundo totalmente transformado, novinho em folha, entregue o coração a Jesus e ajude outras pessoas a fazer isso também. Nosso planeta azul não será destruído outra vez, porque não haverá quem o faça de novo. Está chegando a hora, quando Deus virá para destruir os que destroem a Terra.