No mundo dos insetos, a comunicação pode acontecer no mais completo silêncio. Algumas aranhas puxam um fio de seda para chamar a atenção de outra aranha. Um macho avisa que está por perto, puxando um fio da teia de uma aranha fêmea. Se ela não estiver a fim de namorar com ele, avisa-o por meio de uma vibração pouco animadora, na teia. As formigas “conversam” tocando-se com as antenas ou usam perfume, os feromônios, para marcar pistas.
“Conversa” entre os bichos é algo que só acontece quando há necessidade. Mesmo os insetos sociais, abelhas, cupins e vespas, só “batem papo” quando precisam avisar de um perigo, acasalar ou dizer onde há comida. O silêncio faz parte do mundo deles. Entre nós, porém, o barulho é tanto que a Organização Mundial de Saúde já avisou que 10% da população do mundo sofre de algum tipo de surdez. Em nosso país, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com o problema.
O som mais fraco que conseguimos perceber é de 10 db (decibéis), ou a metade do ruído produzido pelo tique-taque de um relógio de pulso. Conversando em uma rodinha de amigos, o máximo que se atinge é 60 db. Mas, em um show de rock, a barulheira ultrapassa os 100 db. Já a máquina de furar asfalto vai a 120 db e o canto da baleia-azul pode atingir 180 db. Isso é mais alto do que o fogo de uma artilharia. Acontece que ruídos superiores a 90 db prejudicam seriamente o ouvido e fazem da pessoa um candidato a algum tipo de surdez.
É impossível não ouvir ou não fazer algum tipo de barulho. Além de tudo, tem horas que isso é muito bom, brincando na água ou participando de alguma atividade em grupo. Mas a cada dia precisamos ouvir também os “sons” do silêncio. Entrei certa vez com uma câmera de vídeo em um pedaço de mata no Amazonas. Depois, ouvi sons que no momento só o microfone da câmera captou.
Aquietando-nos, abrimos espaço para ouvir a voz de Deus. Isso pode acontecer ao contemplarmos a natureza, o céu estrelado ou os movimentos de uma pequena ave; enquanto lemos a Bíblia ou quando meditamos na pessoa de Jesus Cristo. Pare e espere. Nas ondas do silêncio, você ouvirá os passos de Deus e os sons de Sua voz. Para nunca esquecer.