Sábado
26 de abril
PALAVRA CERTA
Dar resposta apropriada é motivo de alegria. Como é bom um conselho na hora certa! Provérbios 15:23

As mulheres falam, em média, 16 mil palavras por dia, e os homens, 15 mil. Esses números contrariam o pensamento popular de que as mulheres falam muito mais do que os homens. Na prática, o que importa é a qualidade. Podemos tomar como exemplo a história do sul-mato-grossense Sidney de Moraes que, em 22 de outubro de 2003, acertou a última pergunta do programa Show do Milhão. Para ganhar o prêmio de 1 milhão de reais em barras de ouro, ele estudou muito, mas, naquele momento, somente uma palavra importava, e ela poderia mudar sua vida.

O texto de hoje exalta a alegria de se ter a resposta adequada no momento certo. Salomão escreveu outros provérbios sobre as consequências do uso inadequado das palavras, pois entendeu que elas têm poder para edificar ou destruir.

Então, como saber o que dizer? Como abençoar outras pessoas por meio do uso apropriado das palavras? O primeiro passo é refletir antes de falar. Pessoas maduras e sábias fazem isso. Essa prática certamente nos livrará de situações delicadas e constrangedoras. A palavra proferida se assemelha a uma flecha lançada, ela não volta.

E quanto ao momento certo para falar a palavra adequada? Nesse caso, é preciso ter paciência, pois a palavra dita no contexto correto tem seu poder amplificado. Trata-se de uma situação semelhante à de um músico escrevendo cuidadosamente uma melodia, de modo que as notas se encaixem com perfeição.

Há ainda uma terceira lição importante: nem sempre precisamos falar. Às vezes é melhor ficar calado. Também existem momentos em que somente um abraço é capaz de proporcionar o consolo necessário.

A palavra adequada dita na hora certa é como uma flecha que acerta o alvo. Peça a Deus sabedoria para pronunciar palavras que sejam uma bênção para os que estão ao seu redor.