Domingo
22 de fevereiro
PALAVRAS
Para sempre, ó Senhor, a Tua palavra está firmada no Céu. Salmo 119:89

Uma dica para minhas companheiras de estudo da linguagem: depois de acessar o dicionário Merriam-Webster on-line e digitar qualquer palavra – por exemplo, basket (cesta) – para descobrir sua definição, você pode descer na página até “Word History” [História da Palavra]. Então, vá em “Time Traveler” [Viajante do Tempo] e descubra o ano exato em que a palavra passou a ser usada na língua inglesa. Se tiver interesse, você também pode selecionar, de uma lista, qualquer ano da história recente para encontrar quais palavras surgiram naquele ano.

A partir dessa pesquisa, decidi ver quais palavras entraram na língua inglesa no ano em que nasci. Ao ler aquela lista, fiquei imaginando como as pessoas nos EUA conseguiam se comunicar antes de 1944! Até hoje usamos várias das palavras que encontrei na lista, mas outras caíram em
desuso ou perderam seu significado, seu poder, completamente.

Contudo, você e eu conhecemos uma palavra antiga que jamais perderá seu significado ou poder: a Palavra de Deus. Um escritor do Antigo Testamento proclamou as palavras do texto bíblico de hoje. Para os crentes da igreja apostólica, o apóstolo Pedro escreveu: “Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1Pe 1:23). O comentarista Adam Clarke, ao escrever sobre esse verso, definiu palavra como a “doutrina do Deus vivo” (The Adam Clarke Commentary – ver on-line). A doutrina de Deus, é claro, é encontrada em Sua Palavra.

Muitas palavras, com o passar do tempo, perdem sua função e seu poder, mas uma palavra perdurará para sempre: a Palavra de Deus, que traz poder e sustenta a vida. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, escritores destacam que a Palavra eterna aponta para a vida eterna. “Os gentios […] glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna” (At 13:48).

Carolyn Rathbun Sutton