Segunda-feira
14 de outubro
Palavras preciosas
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

Hoje foi um daqueles raros dias em que eu estava em casa sozinha. Bem, não totalmente sozinha, porque nossos dois cachorros e o gato sentaram carinhosamente na minha cadeira enquanto eu trabalhava em uma palestra para apresentar no fim do ano. Pesquisar a Palavra de Deus faz o tempo voar porque, de repente, haviam se passado quatro horas e minha barriga estava resmungando. Eu estava concentrada na conexão entre o coração e as palavras. Anos atrás, Florence Littauer escreveu um livro, Silver Boxes [Caixas de Prata], com base em um sermão que apresentava nos retiros femininos. O ponto de seu livro é que precisamos falar gentilmente uns aos outros, compartilhando palavras como se fossem presentes embrulhados em papel prateado e amarrados em cintilantes laços prateados.

Parece que, quanto mais bravo o mundo, mais agradáveis precisamos ser uns com os outros. O mundo é um lugar difícil para viver por causa de tanto estresse. Se eu conseguisse ser melhor com os outros e falasse palavras mais gentis, isso ajudaria a desarmar a tensão e a raiva ao meu redor. Percebi que preciso orar sobre isso todos os dias, porque é muito fácil para mim expressar frustração e negatividade. Meu coração precisa praticar o que a Palavra me diz para fazer: “Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor” (Ef 5:19).

Muitas vezes, eu me surpreendo com meu mal-humor e jeito “azedo” de ser. Nesses momentos eu oro:

Senhor, anseio ter essa intensa alegria vinda de Ti. Por favor, me ajuda.

Talvez você, como eu, precise mais do amor do Senhor no coração. Talvez você, como eu faço às vezes, pense que está justificada em conservar pensamentos e palavras negativas. Tente se lembrar de aplicar a regra de dez segundos e as “caixas de prata” quando se sentir negativa. Aguarde dez segundos antes de falar. Ore para que as palavras saídas da sua boca sejam palavras preciosas: envolvidas em “laços prateados” que ajudem os outros e os edifiquem. O amor impressionante do Senhor nos ajudará a fazer isso. “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Sl 19:14).

Mona Fellers