Terça-feira
15 de dezembro
Parceria com o Senhor
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio Dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17

Quando abrimos a Palavra de Deus em Colossenses 3:23, vemos que Paulo completa seu pensamento: “Tudo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Acho que essa foi uma forma de ele dizer que quem está em Cristo precisa mostrar isso em seu trabalho diário. Qualquer atividade profissional deve ser desenvolvida em conjunto com Deus.

A maneira como trabalhamos revela se de fato honramos nosso relacionamento com o Senhor. O trabalho humano foi projetado por Deus e é uma oportunidade de testemunhar de Sua soberania em nossa vida. O trabalhador dedicado honra ao Senhor e, com a qualidade do serviço prestado, prega sem palavras sobre Ele.

Quando encontramos cristãos eficientes em seu serviço, percebemos que o trabalho é parte da mensagem pregada por eles. Revelam honestidade, pontualidade, qualidade profissional, atitude agradável e entusiasmo. E isso cumpre o desejo de Jesus: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus” (Mt 5:16).

Na vida cristã, não há compartimentos separados para o sagrado e o secular. Tudo o que fazemos deve ser santo, e isso inclui o trabalho. O apóstolo Paulo explica essa integralidade da vida: “Para os puros, todas as coisas são puras” (Tt 1:15). Em outras palavras, o que fazemos de segunda a sexta também está na dimensão do sagrado, de modo semelhante ao que ocorre nas horas sabáticas. Para o cristão, todas as coisas são santas.

É muito importante saber que, ao recebermos uma proposta de emprego, estamos sendo chamado por Deus para Sua obra. Quando alguém pergunta a um cristão: “Você trabalha com o quê?” A resposta poderia ser: “Fui ‘ordenado’ enfermeiro, médico, advogado, professor…”. Seu trabalho é seu púlpito. Como anda seu ministério?