A vida cristã é descrita pelo apóstolo Paulo como um tipo de morte. Antes de participar da vida oferecida por Cristo, é necessário, de certa forma, participar também de Sua morte. Para nascer no reino de Deus, é preciso desistir da antiga forma de viver e abrir as portas do coração e da mente. Assim, Jesus habitará em nós.
Quem conhecer Jesus de verdade nunca mais será a mesma pessoa. Algo assim foi experimentado por Agostinho de Hipona. Ele foi um dos nomes mais importantes no início da história do cristianismo. Até hoje, por conta de suas contribuições teológicas e filosóficas, muitos protestantes o consideram um dos “pais da reforma”.
A história diz que, antes de sua conversão, Agostinho de Hipona foi um homem imoral. Um dia, enquanto andava pelas ruas da cidade, ele foi visto por uma de suas amantes do passado, companheira de tantas noites cheias de vazio. A mulher começou a chamar seu nome: “Agostinho, Agostinho! Sou eu!” Sem nem sequer olhar para trás, o bispo continuou seu caminho. No entanto, a mulher insistiu. Correu até alcançá-lo e, parando diante dele, disse: “Agostinho, você não está me reconhecendo? Sou eu! Sua companheira de tantas noitadas!”
Agostinho continuou em silêncio por alguns segundos. Olhou a mulher nos olhos e disse emocionado: “Eu sei que é você. Acontece que eu não sou mais eu.”
Deus conhece nossa vida. Conhece os caminhos por onde andamos e sabe como chegamos aqui. O passado não pode ser apagado nem esquecido. A culpa não é purificada pelo tempo, mas pelo arrependimento e pelo sangue de Cristo. Talvez salvação não tenha que ver com apagar as memórias de nossas faltas antigas, mas com um tipo de humildade que traz uma percepção mais acertada sobre nós mesmos e que amplia nossa compreensão sobre a graça de Deus.
Você cometeu erros? Fez coisas ruins e magoou pessoas? Chegou a pensar que não existe perdão para o seu caso? Talvez esteja na hora de morrer para essa antiga vida e renascer em Cristo. Se você aceitar, Ele pode fazer esse milagre em você.
Você não é igual ao seu pior momento. Continue andando.