Conta-se a história de um pedreiro que auxiliava na construção de uma pequena igreja do interior. A obra acontecia em uma região rural onde criavam-se muitas ovelhas, que de vez em quando pastavam próximo à construção.
Certo dia, enquanto rebocava a fachada da igreja, o pedreiro perdeu o equilíbrio e acabou caindo de uma altura de mais de 4 metros. Certamente a queda o levaria à morte ou a graves sequelas no corpo. Mas, para sua sorte, uma ovelha passava embaixo do andaime bem naquela hora e acabou amortecendo a queda.
Após recobrar os sentidos, o pedreiro levantou-se e viu que havia muito sangue no chão e na lã da ovelha. Ao tocar o animal, percebeu que ele já estava morto. Com a queda, a inocente ovelhinha foi esmagada pelo peso do rapaz. Ela literalmente morreu em seu lugar.
Ao concluir a obra, o pedreiro fez questão de colocar na fachada da igreja uma placa com o verso bíblico: “Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas fomos curados” (Is 53:5). O pedreiro entendeu, por experiência própria, o inigualável sacrifício de Jesus na cruz. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Nas Escrituras, Jesus é tanto Cordeiro quanto Pastor. Ele entende Suas ovelhas, pois sentiu na pele as carências, os sofrimentos e as angústias humanas. Hebreus 4:15 diz: “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim Alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.”
Como o bom Pastor, “Jesus nos conhece individualmente e Se comove pelas nossas fraquezas. Conhece a cada um de nós pelo nome. Sabe até a casa em que moramos […]. Cada pessoa é tão perfeitamente conhecida por Jesus como se ela fosse a única por quem o Salvador morreu” (O Desejado de Todas as Nações, p. 386 [479, 480]).
Neste dia, lembre-se de que Jesus cuida, protege, guia e salva você. E quando estivermos lá no Céu, vão se cumprir as belas palavras de João: “O Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; Ele os guiará às fontes de água viva” (Ap 7:17).