Há diferentes formas de estudar a Bíblia. Uma delas, que gosto de usar em meu devocional de tempos em tempos, é o estudo de uma palavra específica. Faz alguns dias, encontrei na Bíblia definições interessantes para a palavra “paz”. Gostaria de compartilhar isso com você.
Para Naum, paz é uma boa notícia (Na 1:15). É uma proclamação de sorte mudada, uma celebração. É o grito de quem volta da batalha como vencedor. De fato, a palavra hebraica para “paz” aqui é shalom, que não significa necessariamente ausência de guerra, mas o que se conquista com a guerra. É a paz que vem depois das batalhas.
Isaías tinha outra definição. Para ele, paz é um lugar. É ele quem diz que “aqueles que andam retamente entrarão na paz” (Is 57:2). Mas não é um lugar qualquer. Paz é um reino, possui um príncipe, o Príncipe da Paz (Is 9:6) e uma lei peculiar.
Nas palavras de Jesus, paz é um presente (Jo 14:27) oferecido por Ele mesmo a Seus discípulos. É dom comprado com cravos e cruz, e concedido pela graça.
No entanto, a definição que mais me encanta vem do profeta Miqueias. Para ele, paz é uma Pessoa. Depois de apresentar Aquele que tem “Suas origens […] no passado distante” do infinito e profetizar Sua encarnação miraculosa, assistida pela pequena Belém-Efrata, Miqueias declara: “Ele será a […] paz” (Mq 5:5) daqueles que O aceitarem e a Ele se renderem.
O mundo grita por paz. Mas, para muitos, paz é simplesmente ausência de problemas, conflitos, crises, tristezas, frustrações e dor. Não sabem que o conceito bíblico é totalmente diferente. Na Bíblia, paz não tem que ver com ausência, mas com a presença de Deus.
Paz é Jesus. Ele é o guerreiro forte que vence e nos dá boas notícias. Ele é o refúgio, o lugar de paz que nos oferece segurança, identidade e sustento. Ele é a dádiva que tocou a Terra. Ele é Emanuel, Deus conosco. Ele é nossa paz. Nele, com Ele e por causa Dele podemos descansar seguros.
Você está precisando de paz? Então você precisa de Jesus. Abra seu coração a Ele neste dia. Ele vai lhe dar paz de verdade.