Sábado
16 de junho
Paz em meio a disparos
Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia. Isaías 26:3

A maravilhosa Semana de Oração, que incluíra uma cerimônia de Santa Ceia na sexta-feira, havia acabado em nossa igreja. Quando se encerrou o programa dos jovens na tarde de sábado, alguns adolescentes e jovens decidiram assistir a um filme na igreja, e concordei em participar. Assim que o filme terminou, nós nos preparamos para ir embora. Enquanto um amigo e eu guardávamos o equipamento, alguns dos jovens ficaram do lado de fora, conversando. De repente, o tio de um dos adolescentes chegou. Sem fôlego, ele disse: “Vão para casa imediatamente. Um homem armado está dirigindo pelo bairro e ameaçando qualquer um que veja pela frente.” O homem levou seu sobrinho e outro jovem para casa.

“Por favor, pessoal”, eu disse, “vamos todos para casa. E não tomem nenhum atalho.” Enquanto eu falava, o celular de um amigo tocou. Uma mulher, que mora na rua onde está localizada nossa igreja, relatou: “Acabo de ver um homem armado em um carro vermelho. Ele está ameaçando as pessoas.”

Enquanto o pessoal da igreja saía em grupos de dois e três, notei que a única pessoa que iria voltar sozinha era eu. Não era tarde, de modo que comecei a andar. Depois de dar alguns passos, Deus tocou o coração de minha amiga Vasty. “Deixe-me ir com você à sua casa”, ela se ofereceu. “Vamos nós duas com a minha bicicleta até sua casa”.

Aceitei seu oferecimento. Partimos de bicicleta rumo à minha casa. Ao sairmos da igreja e entrarmos em outra rua, vimos um grupo de pessoas que, subitamente, começavam a correr – como se estivessem desesperadas. Então ouvimos os tiros. Vencida pelo medo, eu disse: “Senhor, socorra-nos!”

Vasty disse: “Não olhe para trás! Siga sem parar. Simplesmente siga pelo caminho para sua casa. Agora vá! Vá! Vá!” Suas palavras me trouxeram uma sensação de segurança e coragem. Meu temor se foi.

Vasty me deixou em casa e continuou seu caminho. Minutos depois, ela telefonou para dizer que havia chegado em segurança e estava bem.

Muito obrigada, Senhor, por desejares que dependamos de Ti e confiemos em Tua proteção. Muito obrigada por Teu cuidado e por amigos que nos ajudam em situações difíceis – e nos confortam.

Carmem Virgínia dos Santos Paulo