Sexta-feira
01 de novembro
Penas de galo
O Senhor voltou-Se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você Me negará três vezes.” Lucas 22:61

O galo silvestre de Namaqua, Sul da África, resolveu o problema da falta d’água para matar a sede de seus filhotes, que só conseguem voar após dois meses. Ele voa ao lago mais próximo para beber água (cerca de 40 quilômetros) e se molha no lago. Suas penas especiais agem como esponjas. Os filhotes matam a sede em seu peito encharcado. Diferente do galo silvestre de Namaqua, o galo doméstico japonês não sabe voar e suas penas servem apenas como objeto decorativo.

O galo-de-iocoama, ou galo-de-cauda-comprida surgiu depois de vários cruzamentos e experiências genéticas. Os japoneses foram esticando a cauda do galo, deixando-a com um, quatro, sete, e até 10 metros de comprimento. É claro que isso impede o deslocamento da pobre ave, que é mantida em caixas e só é retirada da embalagem para fazer exercícios ou exibir a cauda. Mesmo assim, o criador precisa carregar a cauda do bicho, evitando que as penas se estraguem em contato com pedras e terra.

Jesus Se referiu ao canto do galo para dar um aviso a Pedro: antes que o galo cante Me negarás três vezes. Ele fez esse alerta depois de ouvir a seguinte declaração: “Estou pronto para ir Contigo para a prisão e para a morte” (Lucas 22:33). Poucas horas depois, Pedro começou a fazer o caminho que o levaria à negação de Seu mestre.

Pedro seguia a Jesus de longe, pois o medo não o deixava se aproximar. Depois, assentou-se ao redor do fogo para se aquecer entre zombadores e inimigos de Jesus. Logo, diante de uma pobre criada, negou conhecer a Jesus pela primeira vez. Pouco depois, fez a mesma coisa diante de um homem. Finalmente, “tirou do samburá” (balaio usado para guardar peixes) meia dúzia de palavrões e assegurou, pela terceira vez, que não conhecia Jesus. E antes que Pedro terminasse de falar, o galo cantou.

Não fique longe de Jesus. Não se junte aos inimigos de Deus, aos que zombam de Seu nome. O fogo do pecado a princípio aquece, mas depois queima e fragiliza nossa alma. Então, não é preciso um tornado para nos derrubar. Um vento a 10 km/h faz isso. A salvação de Pedro foi o olhar de Jesus. Ele viu amor nos olhos Dele e sentiu Seu perdão. Fique perto de Jesus e siga-O com o olhar. Ele olhará para você também.