Domingo
18 de novembro
Pense bem!
Pense bem antes de prometer alguma coisa a Deus, pois você poderá se arrepender depois. Provérbios 20:25, NTLH

A imagem correu a internet com uma velocidade tremenda. A fotografia mostrava uma tatuagem feita nas costas de um rapaz com a seguinte inscrição: “Cida, amor eterno.” Depois mostrava a mesma tatuagem com uma alteração. Aproveitando os espaços entre as palavras e demonstrando a decepção com o fim do relacionamento, a “nova” tatuagem dizia: “Cidadão do Céu. Amor eterno só de mãe.” Parece que houve uma precipitação do rapaz ao colocar aquelas palavras na pele. Possivelmente, ele fez a primeira tatuagem movido por sentimentos que o impediram de medir as consequências de suas decisões.

Às vezes, fazemos promessas precipitadamente. Isso é desastroso nas relações humanas e pior ainda com Deus. A Bíblia é clara quando fala sobre esse assunto: “Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos Céus, e você está na Terra, por isso, fale pouco. Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo. Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir” (Eclesiastes 5:2-5). Em geral, pessoas que caem nesse erro têm uma religião altamente emocional e pouco racional. Não podemos ser guiados apenas pelo que sentimos.

Uma religião predominantemente emocional faz pessoas prometerem coisas enquanto choram por causa de uma música bonita ou enquanto se emocionam com uma história contada por um pregador. Não é assim que devem ser nossas decisões espirituais. O apóstolo Paulo escreveu: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês” (Romanos 12:1).

Reconheço que, quando nos deparamos com a história da redenção, é inevitável que a emoção brote no coração. Não há como não aquecer a alma com tanto amor demonstrado por Deus. Mas, todas as vezes que formos prometer algo a Ele, devemos pensar bem e avaliar se conseguiremos cumprir. Cristo, nosso grande exemplo, cumpriu tudo o que prometeu. Portanto, antes de prometer, pense bem!