Sexta-feira
01 de fevereiro
Penso e existo
O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem Ele é filho? Mateus 22:42

As esponjas são estranhos seres parecidos com plantas. Suas larvas nadam livremente e então se fixam no fundo do mar, sobre corais ou pedras. Depois disso, elas nunca mais se moverão. Elas crescem em forma de tubos, alcançando um metro de altura por 10 centímetros de diâmetro. A pele reveste uma espécie de esqueleto formado por pedaços de calcário, sílica (componente do vidro) e fibras. No interior da esponja, uma espécie de gelatina coleta minúsculas partículas de alimento que são sugadas com a água através da pele.

Uma experiência feita com esponjas mostrou que suas diversas células conhecem seu lugar e sua função. Elas são capazes de fazer um “clone” de si mesmas e de autorressuscitar. Uma esponja foi amassada até virar líquido. No dia seguinte, as células esmagadas e misturadas se juntaram, formando uma cópia da esponja original. Outra característica marcante das esponjas é o fato de esses animais sem pernas, sem olhos e sem cabeça também não terem cérebro. Elas são uma exceção entre os bichos, pois todos têm cérebro, uns mais complexos e outros mais simples.

Nós, porém, não somente temos a massa cinzenta, mas também nos diferenciamos dos animais pela capacidade de raciocinar. Pensar ajuda a produzir novos neurônios, exercita e rejuvenesce o cérebro.

A pergunta de Jesus aos fariseus foi direta: “O que vocês pensam a respeito do Cristo?” Ele estava estimulando aquelas pessoas a apresentarem uma ideia própria, pessoal, a Seu respeito. É importante que todos nós desenvolvamos raciocínios e ideias a respeito da vida, de nós mesmos e de nosso relacionamento com Deus. Para não nos perdermos em raciocínios humanos, temos três fontes de inspiração: Cristo, a natureza e a Bíblia. Elas são a nossa base segura, porque Deus é a fonte da sabedoria e da verdadeira ciência.

É claro que é mais fácil refletir o pensamento de outras pessoas, mas não é dessa forma que deixaremos uma marca diferente no mundo. Fazer como todos fazem e pensar como todos pensam não significa que estamos certos. Quem pensa por si amplia seu espírito, aclara os ideais e tem coragem nas suas convicções. Domina as circunstâncias em vez de ser dominado.

Pense muito, pense certo, mas pense com Deus.