Provavelmente você já foi até uma seção de achados e perdidos para tentar encontrar algo importante que havia perdido. É muito bom quando encontramos o que procuramos. Também é bom saber que, ao nosso redor, existem pessoas honestas que se preocupam em restituir aos donos o que encontram perdido.
O capítulo 15 do evangelho de Lucas é conhecido como a seção dos achados e perdidos da Bíblia, pois nele estão registradas as parábolas do pastor que perde e acha a sua ovelha; da mulher que perde e encontra a sua moeda; e do pai que perde e encontra o filho.
O verso de hoje expõe a situação que levou Jesus a contar essas parábolas. Ele foi criticado por receber e comer com aqueles que os escribas e fariseus consideravam pecadores. Enquanto murmuravam, Jesus começou a contar as parábolas. Quando terminou, certamente seus críticos entenderam que elas representavam o que acontecia naquele momento. Os publicanos e os pecadores estavam sendo recuperados, e os escribas e fariseus deveriam estar felizes por isso, mas não estavam. Jesus tentou apelar para a consciência daqueles líderes religiosos.
Por incrível que pareça, um sinal que caracteriza um perdido religioso é a falta de amor pelos perdidos que estão em busca de resgate. Os escribas e os fariseus não queriam que os pecadores se reunissem com Jesus, pois viam a religião como uma espécie de clube exclusivo, reservado apenas para os que seguiam as regras que eles haviam criado.
Pergunte a si mesmo: “Eu me sinto feliz quando vejo um pecador arrependido ir até Jesus?” A verdade é que este mundo é uma grande seção de achados e perdidos.