Passei pelo corredor e lá estava ele: o perfume agradável e inebriante. Tão suave, mas intenso, discreto, tão marcante que parecia apresentar traços da personalidade feminina que havia passado por ali. Ah, era de mulher! Tenho certeza.
Minha memória olfativa também permite afirmar que a composição do produto que exalava aquela fragrância continha uma generosa dose de essências, óleos e substâncias de altíssima qualidade. O aroma comunicava que haviam sido previamente combinados em um precioso trabalho de pesquisa, testes e diligente manipulação. Não estavam ali por obra do acaso.
Enquanto caminhava e sentia a fragrância, o texto de 2 Coríntios 2:15 voltou à lembrança, fazendo-me refletir sobre a impossibilidade de ignorar o cheiro agradável de um bom perfume e seu poder de suscitar aprazíveis sensações. Sua qualidade é evidenciada no adjetivo “bom” – correto, eficaz, ideal, apropriado, confiável, de grande consideração. Expressa o mais alto padrão de excelência!
O perfume da mulher cristã precisa ter exatamente essas preciosas características. Ao caminhar pela estrada da vida, nos momentos de paz e calmaria ou quando as tempestades mais aviltantes se apresentarem, seu rastro deve anunciar que a essência de sua fragrância é divina. Seu olhar deve ser altaneiro, mas centrado no parâmetro da humildade; seu estilo deve ser asseado, modesto e decente, para que os outros vejam que acolheu a mensagem salvadora.
As que exalam o bom perfume de Cristo acolhem o evangelho e são comparadas à boa terra (Mt 13:8), a pedras vivas, “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1Pe 2:5, 9, ARA). Sua vida é próspera e anuncia as boas-novas com palavras e com o silêncio de seu apropriado testemunho.
Seus vestígios de força e resistência são percebidos por aqueles que andam sobre suas pegadas, e o cheiro da inveja, do orgulho, da fofoca, da inimizade e dos maus-tratos são substituídos por afeição, paciência, zelo, fervor, alegria, amor e bons relacionamentos.
O perfume da mulher cristã tem aroma de nobreza, da mais fina realeza celestial. Revela santidade, soberania e coerência. Recende, é sentido, identificado e apreciado.
Sugestão para sua jornada de hoje? O dia é todo seu, exale o bom perfume de Cristo por onde você passar.
Soraya Cunha Couto Vital