Terça-feira
19 de janeiro
Pergunta crucial
“Que é a verdade?”, perguntou Pilatos. João 18:38

Uma das questões fundamentais na vida é saber o que é a verdade. No julgamento de Cristo, Pôncio Pilatos tornou célebre a importante pergunta: “O que é a verdade?” (Jo 18:38). Mais do que a expressão de uma dúvida, esse momento pode ser visto como símbolo de um império em ruínas e, também, como sinal da busca incessante do ser humano pela verdade.

Antes de Pilatos, no auge do Império Grego, o filósofo Górgias já disseminava o pensamento de que a verdade não existe e, se existisse, não poderíamos conhecê-la. Em oposição a esse ceticismo, à frente de Pilatos estava Jesus, “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14:6), a resposta plena para todas as crises humanas.

Depois que conhecemos a Cristo, não precisamos mais vaguear em busca de soluções para preencher o vazio da alma. Nossa fé já não é baseada em ideias humanas. A partir desse momento nossa vida está fundamentada na revelação de Cristo por meio da Bíblia, porque ela é fonte de verdade e indica o que é correto e real. O apóstolo Paulo escreveu: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2Tm 3:16, NTLH).

Portanto, todas as coisas devem ser submetidas ao teste das Escrituras, quer seja a razão, a emoção, as ciências ou os sentidos. A Bíblia é o parâmetro para identificar tudo o que é verdadeiro. Embora existam muitos questionamentos para os quais ainda não encontramos solução, as Escrituras têm as respostas para as principais dúvidas humanas, como: De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual o propósito da vida? Para onde estamos indo? Ela nos apresenta o alicerce sobre o qual podemos firmar os pés a fim de explorar outras questões e descobrir fatos surpreendentes da vida. Portanto, construa sua vida sobre o alicerce da verdade. Outras filosofias podem até parecer atrativas, mas somente a verdade permanecerá para sempre.