Outro dia, meu filho Rafael me procurou trazendo em suas mãos um caderno cheio de perguntas: “Pai, por que a palavra ‘paroxítona’ é proparoxítona? Por que a gente calça a bota e bota a calça? Por que o milho verde é amarelo?”, entre outras. Confesso que levei um susto na hora, mas olhei para ele e respondi: “Calma, filho. Nem tudo na vida tem resposta!” Ele sorriu, fechou o caderno, deu meia-volta e disse: “Gostei da resposta!” Daí quem ficou com a “pulga atrás da orelha” foi eu. “Por que esse menino está me perguntando tanta coisa?”, pensei.
Segundo um estudo liderado por pesquisadores britânicos com meninos e meninas de 2 a 10 anos de idade, uma criança faz, em média, 73 perguntas por dia. Infelizmente, à medida que crescemos, perdemos essa curiosidade espetacular, achando que já temos todas as respostas.
Nos capítulos finais do livro de Jó, encontramos o próprio Deus fazendo dezenas de perguntas ao patriarca. Esses questionamentos envolviam aspectos da natureza, como astronomia, botânica e zoologia. Mas por que Deus apareceu “do meio de um redemoinho” (Jó 38:1, NAA) ao Seu atribulado filho e descarregou tantas questões?
Lembremos que Jó havia perdido praticamente tudo: filhos, servos, animais e a própria saúde. Só lhe haviam restado a esposa, poucos amigos e a vida. Ele havia sofrido, sem saber, nas mãos de Satanás. Por que, no final da história, Deus não apareceu ao Seu servo e explicou a razão do seu sofrimento? Se Jó era “íntegro, reto [e] temente a Deus” (Jó 1:1), para que tanta dor?
As perguntas dirigidas a Jó não tinham a intenção de explicar o porquê do mal, mas revelar ao cansado patriarca quem é Deus. Isso nos ensina que uma clara compreensão do caráter e do poder de Deus é mais importante que uma explicação dos fatos. Quando Jó viu a glória do Senhor, suas dúvidas se dissiparam. Só lhe restou dizer: “Agora os meus olhos Te veem” (Jó 42:5, NAA).
Saiba que o mesmo Deus que firmou os alicerces da Terra está cuidando de você hoje. Talvez você não compreenda todos os porquês da vida, mas um dia Ele lhe dará todas as respostas. O que você precisa fazer agora é apenas confiar.