Certa vez, li uma postagem na internet que dizia: “Encontre um trabalho que você ame e nunca mais terá que trabalhar em sua vida.” Esse pensamento é interessante, mas irreal. Ele pressupõe ser possível encontrar o emprego ideal, sem os chamados “ossos do ofício”, as dificuldades ligadas a todo tipo de ocupação.
Curiosamente, muitos realmente acreditam que se não encontrarem um trabalho que satisfaça exatamente ao seu desejo, estarão condenados à prisão perpétua de frustrações. Mas saiba que quem pensa assim está vivendo em um universo paralelo.
José é um bom exemplo de funcionário que soube lidar com as dificuldades intrínsecas do trabalho. Para começar, acredito que, nem em seus sonhos mais mirabolantes, ele imaginou que seria escravo, mordomo na casa de um oficial do faraó, prisioneiro e, ao mesmo tempo, auxiliar de carcereiro e, por fim, governador do Egito. José não obteve suas conquistas de uma hora para outra. Com a bênção de Deus, ele trabalhou arduamente e prosperou.
Uma pesquisa realizada em 2017 mostrou que 56% dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com a sua profissão. Quando soube disso, pensei: “Será que o problema está no emprego ou no empregado?” Embora não possa generalizar, acredito que muitos dos que responderam à pesquisa continuariam reclamando se mudassem para um emprego melhor.
Durante sua trajetória, José teve muitos motivos para murmurar, mas decidiu enfrentar seus desafios com fé. Ellen G. White escreveu: “A notável prosperidade que acompanhava todas as coisas postas aos cuidados de José não era resultado de um milagre direto, mas, sim, de seu empenho, zelo e energia, que eram coroados pela bênção divina. […] Sem esforço perseverante e bem dirigido, jamais poderia ter alcançado êxito” (Patriarcas e Profetas, p. 175, 176 [214-217]).
Mesmo com todos os seus problemas, José não se vitimizou. Em vez disso, procurou entender o que era preciso fazer e, com o auxílio divino, tornou-se perito no que fazia. Como resultado, seu sucesso glorificou a Deus perante uma nação pagã. Hoje podemos fazer o mesmo em nosso trabalho.