Às vezes, cometo o erro crítico e infeliz de ir ao mercado com o estômago vazio. Descobri que quando vou comprar alimentos sem primeiro estar satisfeita, tenho a tendência de comprar mais do que o necessário. De uma hora para outra, tudo parece bom, quer seja algo saudável como frutas frescas, ou algo tóxico, como roscas com glacê açucarado. Agindo por um impulso acionado pelo apetite, dirijo-me às frutas frescas. No entanto, também encho o carrinho com sonhos, biscoitos e talvez uma fatia de bolo da padaria. Naturalmente, meu corpo pode passar sem esse tipo de alimento, mas, quando estou com fome, eu o adquiro assim mesmo.
Recentemente, pensei em um paralelo para essa experiência de compras ocasionais de mercado com o estômago vazio. Assim como é importante que meu estômago seja preenchido com alimento saudável antes de ir às compras, é de importância vital que minha mente esteja repleta com a Palavra de Deus antes de começar cada dia. Então confiarei nEle, e não em mim mesma. Toda vez que começo o dia com Deus por meio da oração e do estudo da Bíblia, estou equipada em Jesus Cristo para enfrentar as ciladas do diabo. Estou preparada para experimentar a vitória sobre escolhas insensatas. Mas se começo o dia “vazia”, a tendência provável é fazer escolhas insensatas – em qualquer área da vida.
Deus nos diz, em Sua Palavra, que devemos revestir-nos da Sua armadura completa, para permanecermos inabaláveis diante das ciladas do diabo. Uma dessas ciladas, no meu caso, relaciona-se com o alimento. Existe uma conexão mente-corpo com a espiritualidade. Quando o corpo está alimentado com nutrição adequada e aptidão plena, a mente fica mais clara e mais aberta à comunicação com Deus, mas quando o corpo recebe alimento não saudável, isso afeta a clareza mental, que interferirá em nossa comunicação com Deus.
Sabendo disso, decido fazer escolhas saudáveis cada dia, começando por me revestir com a armadura de Deus, ao passar tempo com Ele. E você?
Alexis A. Goring