Quarta-feira
20 de setembro
Perplexidades
Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados. 2 Coríntios 4:8

Você sabia que as palavras “perplexo” e “perplexidade” são mencionadas na Bíblia um total de oito vezes, de acordo com a Concordância de Strong? Quando eu era jovem, essas palavras não descreviam situações com as quais eu estava familiarizada. No entanto, à medida que fui envelhecendo, e a jornada da vida foi se tornando mais complexa, descobri que 2 Coríntios 4:8 resumia bem os meus sentimentos sobre as experiências enigmáticas da vida.

Durante um desses momentos, depois de passar horas em agonia com o Senhor, tentando entender as coisas por conta própria, comecei a me lembrar de como Deus tem sido bom para mim. Comecei contando: “Um: Ele me ama; dois: Ele está no controle; três: Ele nunca falhou comigo; quatro…” Parei e sorri. Eu não teria dedos suficientes para contar minhas muitas bênçãos. Mas começar a contar ajudou, porque Deus me fez sorrir!

Procurei a palavra perplexo no dicionário. Significa: “cheio de confusão ou perplexidade; intrigado”. Aquilo descrevia exatamente o que senti quando tentei fazer o bem, e as coisas não deram certo. Às vezes – talvez na maioria das vezes – trazemos perplexidades sobre nós mesmas. Nós nos precipitamos ao achar que temos ideias muito boas. Contudo, o tempo de Deus é muito diferente do nosso, e temos dificuldade em esperar. Porém, esperar em oração pode nos trazer paz!

Deus não fica perplexo com nossas atitudes de ingratidão, porque Ele nos conhece, mas elas O magoam. Nós também O magoamos quando tomamos as coisas em nossas mãos, ficamos chateadas e deixamos de colocar todas as nossas perplexidades aos Seus pés. Não devemos nos desesperar ou deixar que as coisas nos derrubem. Jesus foi “traspassado por causa das nossas transgressões” (Isaías 53:5), mas às vezes esperamos ser tratadas melhor do que Ele.

Deus nunca falha, mas nós O entristecemos quando permitimos que as perplexidades da vida nos derrubem. Nunca tinha pensado muito nessa palavra: perplexidade, mas fui consolada pelas palavras de uma grande escritora quando enfrentei perplexidades. Ela escreveu: “Levem a Ele tudo o que deixa a mente perplexa” (Prayer, p. 11).

Pai, por favor, ajuda-nos a olhar para Ti quando enfrentarmos coisas perplexas que certamente irão acontecer enquanto tentamos navegar na jornada neste mundo. Que possamos sempre nos lembrar de segui-Lo e de colocar tudo aos Seus pés, sejam coisas perplexas ou não!

{ Sharon M. Thomas }