Ao concluir a galeria dos heróis da fé, Paulo faz uma justa homenagem àqueles que foram perseguidos por causa do evangelho. Ele se refere a pessoas que sofreram escárnios, açoites e prisões. Outros foram mortos por apedrejamento, decapitação ou serrados ao meio. Um terceiro grupo de fiéis preferiu andar errante pelo deserto, tendo que se disfarçar com peles de ovelhas ou se esconder em covas, nos montes e nas cavernas.
Os homens de Deus nunca tiveram vida fácil. Pelo contrário, foram perseguidos por sua fidelidade. No verso de hoje, o apóstolo Paulo declara de maneira enfática: “Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” O próprio Cristo disse que os cristãos seriam odiados pelo mundo assim como Ele foi. Sendo assim, por que, em vez de perseguida, a igreja cristã parece tão popular hoje em dia? Ellen G. White responde: “A única razão é que a igreja se adaptou aos padrões do mundo e, portanto, não gera oposição. […] Se o cristianismo é aparentemente tão popular no mundo hoje, isso ocorre apenas por causa do espírito de transigência com o pecado, pelo fato de as grandes verdades da Palavra de Deus serem consideradas com tanta indiferença e por haver tão pouca consagração vital na igreja. Se houver um reavivamento da fé e do poder da igreja primitiva, o espírito de opressão reviverá, reacendendo as fogueiras da perseguição” (O Grande Conflito, p. 37 [49]).
Você pode se perguntar: Haveria espaço para a perseguição no mundo marcado pela tolerância? Na verdade, uma característica da sociedade pós-moderna é ser tolerante com o erro, mas intolerante com quem tenta corrigi-lo. Como um espelho que nos mostra nossas imperfeições, a Palavra de Deus aponta se estamos no caminho certo ou errado. Se você a usar, por exemplo, para condenar os pecados de hoje, o antigo espírito de perseguição se manifestará em nossos dias.
No grande conflito entre o bem e o mal, de que lado você está? Sua postura tem despertado a oposição do mundo? Lembre-se de que felizes serão aqueles que sofrerem por causa do evangelho, pois receberão das mãos de Cristo a coroa da vida.