Domingo
31 de agosto
PERSEVERANÇA
É pela perseverança que vocês ganharão a sua alma. Lucas 21:19

O versículo de hoje usa uma expressão idiomática: “ganhar a alma”. Ela é análoga ao que vemos em Mateus 24:13 e Marcos 13:13, em que se afirma que “aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”.

A expressão contrária seria aquela referente ao indivíduo que ganha o mundo inteiro e “perde a própria alma” (Mc 8:36). “Ganhar a alma”, portanto, significa ser salvo. Mas observe que isso só acontece mediante perseverança, interesse e dedicação.

Perseverança implica algo que gera desconforto. Envolve esforço pessoal, persistência e luta contra a própria vontade, e nada disso é fácil de executar na prática. Contudo, temos a graça de Cristo que nos fortalece. Deus capacita aqueles que, por si mesmos, jamais conseguiriam a vitória.

Essa graça não transforma o indivíduo em um perseverante automático. Ela é mais como o combustível, que permite a partida do automóvel, mas cuja direção depende de quem está ao volante. Ou seja, compete a nós tomar as rédeas de nossa vida, tendo Deus como nosso sustento.

E se falharmos no meio do processo? 1 João 2:1 oferece a resposta: “Se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.”

Lembro-me de alguns versos atribuídos ao educador inglês W. E. Hickson que resumem com maestria a trajetória cristã:

Mesmo que seja necessário tentar mil vezes, vamos, pela graça de Cristo, tentar novamente? Confie nisso, e você perceberá que valerá a pena.

É uma lição para aprender,
Tente, tente outra vez.
Se a princípio não conquistar,
Tente, tente outra vez.
Para que a coragem possa vir,
Pois se você perseverar,
Vai conquistar, vai reagir,
Então, tente outra vez.
A maneira de tentar, quando tudo mais falhar,
É tentar outra vez.