Ao olhar para trás em minha vida, percebo que ela não tem sido um caminho fácil para mim. Também percebi que, no fundo, não sou uma desistente! Sempre que a vida me dá um soco no estômago, posso me dobrar de dor, mas me recuso a rolar e morrer. Um dos meus lemas é: “Desistir não é uma opção.” Eu estaria mentindo se dissesse, mesmo com esse lema em minha fren te, que ainda assim a vida não tem sido uma luta. Para usar a expressão no artigo de um amigo, sou uma pessoa que persiste até que algo aconteça. Como eu tenho feito isso?
Depois de experimentar a devastação do divórcio, voltei para a pós-graduação e completei um doutorado de cinco anos em terapia familiar. Isso custou dias longos e cansativos, além de muitas noites inteiras. No entanto, eu repetia para mim mesma: desistir não é uma opção, e me recuso a pagar empréstimos estudantis por um diploma que não tenho. Além da persistência, a oração e o encorajamento das Escrituras me mantiveram persistindo. Quando os professores tentaram me prejudicar, continuei persistindo. Quando a depressão e a solidão me envolveram, persisti, orei e perseverei.
Não é fácil persistir. É preciso a energia que às vezes não temos. Às vezes, simplesmente acordar, colocar os pés no chão e começar a andar é persistir. Avançar produz a trajetória para aquele dia. Contanto que você persista por esse dia, você poderá fazer algo acontecer. Não se concentre no que você não fez. Não se martirize pelo que você não marcou em sua lista de tarefas; simplesmente levante- se no dia seguinte, coloque os pés no chão e avance um passo de cada vez.
Um de meus textos favoritos é Filipenses 4:13: “Tudo posso Naquele que me fortalece.” Alguém citou Calvin Coolidge dizendo: “Nada no mundo pode substituir a persistência. Nem o talento, nem a educação… A persistência e a determinação, sozinhas, são onipotentes.” Essa citação me motivou. Neste momento, estou orando persistentemente enquanto procuro um emprego. Até agora minha formação não me ajudou; somente Deus e minha vontade de persistir. Parafraseando outro autor, nossa responsabilidade é continuar colocando um pé na frente do outro. Então, algum dia, olharemos para trás e veremos que escalamos uma montanha!
Seja qual for o desafio que você esteja enfrentando agora, eu a encorajo a continuar persistindo!
{ Joan Collins-Ricketts }