Certa vez, eu e minha família estávamos curtindo as férias no litoral do Paraná. Enquanto nos divertíamos no mar, meu filho mais novo apontou para o vendedor de picolé e disse: “Pai, posso comprar um picolé?” Eu respondi: “Claro! Pegue o dinheiro lá na bolsa.” Após alguns segundos, ele voltou correndo para a água com dois picolés na mão. Minha esposa, impressionada, disse: “Olhe, que lindo! Comprou um picolé para ele e outro para o irmão.” Quando o caçula chegou mais perto, gritou bem feliz: “Pai, o vendedor disse que eu poderia comprar dois picolés! Qual deles eu como primeiro?” Na hora, começamos a rir. O que parecia ser virtude não passava de egoísmo.
A Bíblia afirma que o nosso coração é enganoso. Não importa a idade, etnia ou condição social, todos nós somos pecadores, com o coração “encurvado” para si. Sem perceber, passamos a vida orbitando o nosso ego, cujo campo gravitacional atrai nossos sonhos, pensamentos e aspirações mais profundas. Até mesmo uma criança, que costumeiramente chamamos de “anjinho”, já é uma pequena pecadora, que clama as atenções para si.
Ao descrever o coração humano, o profeta Jeremias utilizou a palavra “enganoso”, cuja raiz em hebraico é a mesma do nome próprio “Jacó”. Você se lembra desse personagem bíblico que nasceu agarrado ao calcanhar do irmão Esaú e, posteriormente, enganou o seu pai Isaque a fim de receber a bênção da primogenitura? Em certo sentido, todos nós temos um “Jacozinho” dentro do peito, que puxa o nosso caráter para baixo, levando-nos ao egoísmo e a outros pecados.
Precisamos entender urgentemente que o nosso maior inimigo tem nome: “eu”! Somos orgulhosos e mentirosos por natureza, e essa realidade nos leva a mascarar diariamente quem somos. Ao contrário do que pensamos, não somos tão bons e verdadeiros. Mas, afinal, quem realmente somos? A resposta é conhecida quando olhamos para Cristo e Sua lei. Nela nossa verdadeira identidade é revelada e nossas máscaras caem ao chão.
Escrevo para alguém que só pensa em si mesmo? É você um apaixonado pela própria felicidade? Sugiro que busque a Jesus com urgência. Só Ele consegue endireitar egos e transformar corações. Se a vida lhe der dois picolés, lembre-se sempre do seu irmão.