Sábado
24 de junho
Pista de água
Quando viram Jesus andando em cima da água, os discípulos pensaram que Ele era um fantasma e começaram a gritar. Marcos 6:49

Cento e vinte e cinco passos por segundo, bem ao estilo The Flash, seria o mínimo necessário para um ser humano andar sobre a água. Só para você ter ideia, um velocista ao estilo Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, alcança, no máximo, algo em torno de cinco passos por segundo.

Para Jesus, porém, as águas do mar da Galileia viraram o caminho para o encontro com os discípulos. Eles estavam naufragando na tempestade de indignação e revolta pelo fato de o Senhor ter se recusado a ser rei dos judeus. Enquanto atravessavam o mar da Galileia, eles cogitavam, inclusive, abandonar o barco da salvação. Que turbulência!

Para evitar o agito desses pensamentos, “o Senhor lhes deu alguma coisa mais para lhes afligir a alma e ocupar a mente” (O Desejado de Todas as Nações, p. 380). E assim, surgiu uma grande tempestade no mar. A água de repente ficou agitada, e o barco parecia não poder resistir. Os experientes pescadores lutaram com toda a força, mas parecia não haver solução. Então, Jesus foi ao encontro de seus discípulos andando sobre as águas, mas eles, debatendo-se na tempestade da falta de fé, preferiam acreditar que se tratava de um fantasma.

Às vezes, agimos da mesma forma. Nós mesmos atraímos dificuldades para a vida por conta da desobediência e incredulidade. Para nos livrar, Deus usa, entre muitos outros métodos, as provações. Em vez de perceber a atuação de Jesus, muita gente pensa e fala, em relação às aflições orquestradas por Deus: “Quanto mais eu oro, mais assombração me aparece.” No entanto, o Senhor sabe que existem lições que nós só aprenderemos se formos expostos à provação. Não enxergue assombração onde há salvação.

Jesus foi até os discípulos sobre as águas em alta velocidade, pois o texto bíblico diz que Ele estava já ultrapassando o barco. Para os discípulos, isso foi mais aterrorizante que a própria tempestade. Como eles, muitas vezes tememos e rejeitamos a aproximação divina.

Não se espante quando, como um hipervelocista, o Senhor desafiar a lógica ao vir a seu encontro, usando todos os recursos disponíveis, inclusive provações. Muitos dos tempestuosos problemas da vida são a pista sobre a qual Jesus corre para nos salvar. Por isso, não deixe que Ele ultrapasse seu barco. Convide-o hoje para subir e veja a tempestade se acalmar.