Em agosto de 1945, aconteceu o mais destrutivo ataque militar da história das guerras. Na Europa, os aliados já haviam vencido; mas, na manhã fria do sexto dia do mês, o avião batizado de Enola Gay saiu de sua base aérea carregando duas bombas atômicas.
Os alvos eram duas cidades no Japão. A primeira a ser atacada foi Hiroshima. O avião lançou uma cápsula cheia de elementos atômicos com alto poder de destruição. Cinco segundos após tocar o chão, os efeitos da explosão da bomba já tinham matado mais de 100 mil pessoas. Em Nagasaki, o resultado foi semelhante. Nas duas cidades, em poucos segundos, mais de 200 mil pessoas morreram. Se esse já não fosse um número aterrador, milhares de outras pessoas morreram nos dias seguintes pelo efeito da radiação, e muitas crianças nasceram defeituosas devido à contaminação radioativa deixada pelas ogivas.
À semelhança das bombas atômicas, as nossas decisões pessoais têm um poder tremendo. Essa é a mensagem central do provérbio de hoje.
Um exemplo bíblico dessa constatação é a vida de muitos reis de Israel. Veja o que está registrado sobre Jeoás: “No trigésimo sétimo ano do reinado de Joás, rei de Judá, Jeoás, filho de Jeoacaz, tornou-se rei de Israel em Samaria, e reinou dezesseis anos. Ele fez o que o Senhor reprova e não se desviou de nenhum dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, levara Israel a cometer; antes permaneceu neles” (2 Reis 13:10, 11).
As más escolhas do rei levaram a nação israelita para mais longe de Deus; porém, o mais prejudicado foi ele mesmo. Seu nome ficou registrado negativamente na história, e sua salvação parece bem questionável.
Jesus advertiu sobre a realidade de que teremos que prestar contas de cada uma das nossas decisões. Nada escapará dos livros de registros do Céu. Está escrito: “Mas Eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado” (Mateus 12:36).
Muitas pessoas estão acumulando decisões erradas, que são como ogivas nucleares prestes a explodir. Os efeitos atingirão aqueles que estão ao redor, mas serão mais intensos sobre quem decidiu. Por isso, ore pedindo sabedoria a Deus e ajuda da parte Dele para seguir a rota da eternidade.