Ogrande paradoxo da opressão é que muitos oprimidos que lamentam sua situação e militam contra o poder fariam o mesmo ou, talvez pior, caso o poder lhes fosse concedido.
A questão não é estar no poder, mas as reais intenções com as quais ele é exercido. Quando o coração não está cheio de Cristo, mas de orgulho e egoísmo, ter poder é apenas a oportunidade que faltava para se legitimar o eu no trono.
Quando Deus dá poder a Seus filhos, não importa de que forma, Ele está concedendo uma oportunidade para servirem aos outros, não a si mesmos. Foi por isso que Deus orientou os reis de Israel a não multiplicar para si cavalos, mulheres, prata e ouro. Eles deveriam manter a lei diante de si todos os dias para temer ao Senhor e guardar a lei.
Elias deu um belo exemplo ao usar seu poder para servir. Após fogo descer sobre o altar no Carmelo, os três anos sem chuva terminaram. As sombras da noite baixaram sobre o monte, e Acabe, inimigo de Elias, se preparava para descer. De repente, uma grande chuva desabou. O rei estava em sua carruagem, indo ao palácio em Jezreel, mas não conseguia enxergar o caminho.
Elias, o profeta que havia sido honrado por Deus, tinha nesse mesmo dia humilhado Acabe diante de seus súditos e matado seus idólatras sacerdotes. Mas ele ainda reconhecia em Acabe o rei de Israel. O que fez? Correu na frente da carruagem real, guiando o rei até a entrada da cidade.
Ellen G. White disse: “Nesse gracioso ato do mensageiro de Deus mostrado a um ímpio rei, há uma lição para todos que se dizem servos de Deus, mas que se acham muito importantes. Há os que se sentem acima da obrigação de realizar tarefas que lhes parecem humildes demais. Hesitam em fazer até mesmo os serviços necessários, com medo de serem vistos fazendo a obra de um servo” (Profetas e Reis, p. 158).
Deus havia realizado muitas maravilhas por intermédio de Elias, dando-lhe poder. Contudo, após ser honrado por Deus e ter seu ministério confirmado publicamente, ele se dispôs a fazer o trabalho de um servo até a entrada de Jezreel. Preferiu permanecer fora dos muros, deitando-se sobre a terra para dormir, enquanto o rei ia para seu palácio.
Você já foi desafiada a fazer algum serviço que não condizia com seu status, ou que poderia fazê-la se sentir inferior? Reflita na história de Elias e tire as melhores lições para sua vida.