A juventude é uma estação. Tão rapidamente quanto chega, passa. Quem não aproveita os ventos que ela traz, perde parte importante da vida. A juventude é uma fase linda que pode ser uma bênção, se vivida com sabedoria. Se, contudo, você pensa que juventude é sinônimo de correr riscos sem responsabilidade, está enganado. Ser jovem é muito mais que viver aventuras impensadas. Escrevemos a própria história por meio das escolhas que fazemos e dos caminhos que decidimos seguir. Portanto, a juventude pode ser, sim, uma oportunidade para construir uma história de sucesso, e isso depende de nós mais que das circunstâncias e pessoas ao redor.
O jovem cristão não é radical, mas racional. Não vive sem pensar, mas pensa em como viver. Busca o equilíbrio da verdade e sabe se posicionar. Não é um militante, mas um embaixador do reino celestial. Ser jovem de verdade é buscar a paz com Deus e consigo mesmo, preservar a saúde no presente e sonhar com o bem-estar no futuro; é perseguir o ideal de mudar o mundo, fazendo a diferença na vida dos demais; é usar a força física e mental para trabalhar e agir com honestidade. Ser jovem é cuidar dos sentimentos; é arejar a mente com pensamentos positivos, energizar a vida com momentos de alegria. É ter em Deus a fonte de vida e esperança, pois a juventude, a beleza, a fama e o vigor passam, mas o que vem de Deus permanece. “A força do jovem é a sua beleza”, mas, dependendo da forma como ela é usada, a pessoa jamais poderá se gloriar de ter cabelos brancos, pois não alcançará a longevidade.
Querido jovem, você é forte e promissor. As perguntas a fazer, portanto, são as seguintes: Em que você tem empregado essa força? Aonde ela o levará? Nosso conselho a você é: use-a para fazer o bem e para alcançar a salvação, não só para tirar vantagens das circunstâncias e se dar bem.
Honre a Deus em todos os seus caminhos e convide-O a ser seu guia e a tomar a frente de seu projeto de vida hoje e sempre. Assim, tudo o mais passará a ter sentido e valor. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Pv 3:5, 6).