Segunda-feira
11 de novembro
Pombo-correio
Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto Ele estava orando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o Meu Filho amado; em Ti me agrado.” Lucas 3:21, 22

A ordem dos columbiformes tem cerca de 458 espécies. Em nosso país chegam a pouco mais de vinte. Entre elas, a amargosa, a juriti, a fogo-apagou e a asa-branca, nossa maior pomba, com cerca de 35 a 38 centímetros. O pombo-correio é o mais famoso por sua vivacidade, resistência e o instinto de sempre voltar ao ninho. E ele não precisa ser ensinado a fazer isso. Distâncias de um ou dois quilômetros são cobertas por ele, voando a 90 km/h ou mais. Quem sabe tenha sido um pombo-correio que ajudou Noé a inspecionar a Terra após o dilúvio.

Ninguém sabe ainda como ele acha o caminho de volta, mas há quem diga que se orienta pelo Sol. Outra hipótese é a das ondas eletromagnéticas. Experiências mostraram que mesmo de olhos vendados eles conseguem achar o ponto de partida. Mas, quando se cria um campo magnético por meio de um imã preso a suas costas, ele tem dificuldades para se orientar. Os pombos-correios eram muito usados na Europa para levar recados domésticos. Em 1832, eles atuaram como mensageiros das agências de notícias francesas.

Mas ainda hoje eles continuam em ação. Laboratórios e hospitais na França e na Inglaterra utilizam pombos-correio para transporte urgente de pequenas amostras de sangue ou outros produtos para exames. Em situações de emergência, eles chegam mais rápido que as ambulâncias que enfrentam o trânsito. Por causa de sua visão de 360°, as forças especiais de busca e salvamento dos Estados Unidos os treinam para achar náufragos no mar. Eles são colocados em caixas transparentes em uma posição estratégica no helicóptero. Quando percebem algo, sinalizam bicando um sino. Eles aprendem a fazer isso por condicionamento.

Deus escolheu uma pomba para simbolizar a presença do Seu Espírito no dia do batismo de Jesus. “As palavras dirigidas a Jesus no Jordão: ‘Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo’, abrangem a humanidade. Deus falou a Jesus como nosso representante. Com todos os nossos pecados e fraquezas, não somos rejeitados como indignos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 59). No dia do seu batismo, Deus enviará o Espírito Santo com essa linda promessa para você.