Certo jovem se aproximou de um sábio e disse: “Vejo que o senhor é uma pessoa feliz. Qual o segredo da felicidade?” O sábio prontamente respondeu: “O segredo é não discutir com pessoas tolas.” O jovem não se deu por satisfeito e retrucou: “Eu não concordo com o senhor. Não pode ser tão simples!” O sábio replicou: “Ok.”
Por que ele não tentou convencer o rapaz? Durante muitos anos, aquele homem aplicava o próprio ensinamento. Ele não tinha apenas conhecimento teórico, mas colocava em prática os princípios que ensinava.
Sábios e tolos são distinguidos exatamente nesse ponto. O tolo se gaba do que sabe e até do que não sabe; o sábio pratica o que sabe. O tolo exalta a teoria; o sábio valoriza a experiência. O tolo acha que sabe tudo; o sábio reconhece a necessidade de aprender mais.
Na vida espiritual, aplicar o conhecimento bíblico é essencial. Jesus mostrou a diferença entre sábios e tolos em uma conhecida história do evangelho. Ele disse que quem ouve Suas palavras e as pratica é como um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. O tolo até ouve as palavras de Jesus, mas não está disposto a agir com base no que aprendeu. Por isso, é como um homem néscio que construiu sobre a areia. Um dia a casa cairá.
O tolo pensa que ouvir a Palavra é suficiente. Concentra-se na informação; não na ação. O sábio não quer ser um mero ouvinte nem ter somente aparência de crente. Ele exalta a verdade que impressiona, mas não abre mão do poder que transforma.
A Palavra de Deus só será eficaz na vida do cristão se houver esforço em praticar as verdades aprendidas. Você não deveria apenas falar de Cristo; deveria sobretudo agir como Cristo. Não deveria carregar a Bíblia somente na mão, mas levá-la também no coração.
A religião não deve ser só discurso, mas recurso para levar pessoas aos pés de Jesus, seu amigo pessoal e suficiente Salvador. Faça Dele o seu Mestre hoje, mas não fique só na teoria. Siga o exemplo de Jesus. Entregue-se de corpo e alma, em espírito e em verdade. Creia e aja. É a única forma de fazer a diferença