Em Êxodo 33, Deus está considerando a possibilidade de um julgamento devastador. Ele ameaça abandonar os israelitas para que possam prosseguir sozinhos, enviando, em Seu lugar, um anjo que siga adiante deles: “Enviarei o Anjo adiante de você e expulsarei os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus, e os jebuseus. Vão para uma terra que mana leite e mel. Eu não irei no meio de vocês, porque vocês são um povo teimoso, para que Eu não os destrua no caminho” (Êx 33:2, 3).
A sabedoria humana talvez sugerisse que Moisés seguisse o caminho aparentemente fácil ao permitir que o Anjo do Senhor fosse adiante deles, lutando contra todos os seus inimigos. Mas Moisés escolheu seguir a vontade perfeita de Deus. Se fosse hoje, a maioria de nós não teria reconhecido tal oferta como uma ameaça. Teríamos pulado de alegria por nossa jornada ter se tornado fácil. Mas Moisés conhecia a bênção absoluta da amizade com Deus (v. 11). Então ele implorou a Deus para que ficasse perto dele e do povo (v. 12-16). Ele reconheceu que, a menos que Deus estivesse presente pessoalmente, Israel não seria diferente das outras nações. Naquela condição vulnerável, eles seriam facilmente destruídos. Ele também sabia que, a menos que a presença de Deus estivesse com eles, os israelitas não teriam o favor de Deus.
Então a pergunta a nós é: Estamos próximas o suficiente para conseguirmos ouvir as admoestações de Deus quando nós ou nossos familiares e amigos estão em perigo de se afastar de Sua vontade perfeita? Quantas vezes pausamos, sem pedir por nada mais, exceto a Sua presença na nossa jornada diária? É a presença do Senhor evidente em nossa vida hoje? Quantas vezes apoiamos aqueles que, logicamente falando, não merecem nosso apoio? Em Êxodo 32, vemos Moisés intervindo em favor do povo para que Deus não o destruísse.
Se sinceramente pedirmos por Sua presença, Ele ficará muito feliz em estar próximo de nós. Deus graciosamente concedeu a Moisés mais do que ele pediu. Ele iria com eles e lhes daria descanso. “A Minha presença irá com você, e Eu lhe darei descanso” (Êx 33:14); uma promessa de tranquilidade e confiança no futuro é algo que somente a presença de Deus pode proporcionar.
O que você e eu faremos com essa promessa? A escolha é nossa.
Comfort Uloma Onwukwe