Quarta-feira
13 de julho
Primeiro amor
Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Apocalipse 2:4

O fervor de um cristão recém-convertido é admirável. Há uma fé contagiante que se evidencia em tudo o que diz e faz. Pude ver isso na vida de Vânderson. Antes de ser adventista, ele era hindu, por isso enfrentou certas dificuldades para se tornar cristão. O encontro dele com Jesus, porém, foi maravilhoso! Depois de batizado, Vânderson desenvolveu um hábito incomum: a cada culto que ele faltava, mandava uma mensagem: “Pastor, perdoe-me. Hoje não posso ir à igreja. Peça desculpa aos irmãos por mim.” Esses pedidos me (Ailton) pesavam no coração, e mais ainda porque muitos na igreja sequer percebiam a ausência do fervoroso jovem recém-batizado. Certo dia, ele me suplicou: “Pastor, ore por mim. Eu dei uma afastada da igreja. Estou muito triste.” Preocupado, indaguei: “O que aconteceu? Caiu em pecado?” A resposta dele foi surpreendente: “Não foi nada disso. É que este mês fiquei uma semana sem ir à igreja. Dei uma afastada, mas já voltei.”

Você se lembra de qual foi a última vez em que você ficou triste por ter faltado a um culto? Ou de ter ligado para algum líder justificando a sua ausência? Sabe o que isso significa? Se você não tem se preocupado muito com isso, talvez essa seja uma evidência de que o primeiro amor não é uma realidade na sua vida.

Há muitos jovens na igreja que nunca tiveram uma experiência real na vida espiritual. Nascidos como filhos de adventistas, não tiveram a alegria de ter um encontro verdadeiro com o Senhor. Alguns buscam ter essa experiência; outros se satisfazem com uma religião medíocre, mediada pela vivência alheia. Precisam de um primeiro amor para chamar de seu.

No texto bíblico de hoje, porém, o apóstolo adverte para a necessidade de recuperar o primeiro amor. Fala de gente que já experimentou a beleza de estar integralmente na presença de Cristo, mas que, por algum motivo, deixou isso escapar.

Qual é a sua experiência com Deus? Você se enquadra na descrição do verso de hoje? Ou ainda mantém o seu primeiro amor? Se você não tem mais vontade de orar, de ler a Bíblia, de participar de atividades espirituais, é possível que tenha esquecido o primeiro amor ou, quem sabe, nunca o tenha vivido de verdade. Não se conforme com essa situação. Reaja. Não permita que o seu relacionamento com Jesus esfrie. Reacenda a chama! Recomece.