Recentemente, eu quis imprimir um documento em cores. Como meu laptop está normalmente conectado a uma impressora simples, preto e branco, eu o desliguei e o conectei à impressora em cores. Dei os comandos usuais para imprimir, mas nada aconteceu. Tentei de novo – mais duas vezes – e não saía nada impresso. De repente, percebi que não havia mudado o comando da impressora – de preto e branco para colorido. Às vezes, os pormenores da computação, como esse, me escapam! Tão logo mudei o comando, saíram três lindas cópias coloridas do meu documento!
Comecei a pensar em como as configurações-padrão da impressora são semelhantes às configurações-padrão que todos nós temos. Existem opções predefinidas naturalmente, que nos levam a seguir os caminhos e as tentações de Satanás. Se não nos conectarmos ativamente com Deus e não escolhermos que Ele governe a nossa vida – fazendo disso a primeira coisa a cada dia – iremos, por configuração, permitir que Satanás influencie aquilo que dizemos e fazemos durante o dia. Não é necessário escolher intencionalmente seguir Satanás para que isso aconteça. Precisamos apenas negligenciar passar tempo com Deus para nos desencaminharmos com facilidade.
Há pouco tempo, li: “Não é necessário que escolhamos deliberadamente o serviço do reino das trevas para cair-lhe sob o poder. Basta negligenciarmos fazer aliança com o reino da luz. Se não cooperarmos com os instrumentos celestiais, Satanás tomará posse do coração e vai torná-lo sua morada” (O Desejado de Todas as Nações, p. 324). Se não tivermos uma ligação vital diária com Deus, certamente cairemos nas armadilhas satânicas do amor-próprio, da autocondescendência e do pecado. Jesus confirmou esse fato quando disse que, mesmo que alguém seja libertado de um demônio, mas não preencha o vazio com Jesus, o espírito mau retornará com muitos outros para ali habitar (Mateus 12:43-45).
Não precisamos ser controladas pelo mal “por opção predefinida”. A cada manhã podemos orar: Eu quero mudar minha configuração-padrão hoje e me entregar ao Teu controle, Jesus. Agradeço o dom do Espírito que prometeste para preencher minha vida, ligando-me a Ti como o ramo à videira, a fim de produzir fruto para a Tua honra e glória.
Merian Richardson