Ageu é um livro da Bíblia que nos fala de um profeta que trabalhou com zelo e dedicação para dar ânimo aos que estavam envolvidos na reconstrução do templo de Jerusalém. Como um homem mais velho, era contemporâneo de Zacarias, um profeta mais jovem. Porém, a idade de Ageu não lhe tirava a jovialidade e a vontade de festejar a vida. Seu nome, derivado da palavra “festa”, parece ter sido escolhido com propósito, pois ele transmitia aos seus ouvintes o desejo de que eles também desfrutassem de uma vida de celebração.
Tendo morado na província de Valência, uma região espanhola cheia de vida e alegria, fico sempre impressionado com a capacidade das pessoas de transformar situações adversas em oportunidades para celebrar. Os valencianos são famosos por suas festas e desfiles, e essa tradição é uma inspiração para todos aqueles que, como Ageu, desejam manter um espírito jovial, mesmo diante de momentos difíceis.
Ageu encorajava as pessoas a enfrentar os obstáculos da vida com uma atitude “festeira”. Ele acreditava que as adversidades não tinham a menor importância, se fossem encaradas com o espírito adequado, e isso ficou claro em sua primeira mensagem ao povo: o Senhor estava com eles. A partir desse momento, todos se animaram e começaram a trabalhar com afinco, e essa dedicação se tornou uma verdadeira celebração.
Precisamos de mais pessoas como Ageu em nossa vida, pessoas que nos inspirem a participar dos projetos de Deus e que nos motivem a enxergar além do que há de mais mundano e superficial; pessoas que nos incentivem a trabalhar em prol do bem comum e que nos reúnam com outros que pensam da mesma forma. Não importa como essas pessoas nos motivem, seja com fogos de artifício ou com um simples tapinha nas costas, o importante é que elas nos lembrem que Deus está sempre presente em nosso caminhar, pronto para celebrar conosco todas as vitórias.
A celebração das bênçãos divinas não apenas nos conecta com Deus, mas também com nossos irmãos em Cristo, estreitando nossos relacionamentos. Manter na memória os feitos do Eterno fortalece nossa confiança Nele. Por isso, celebremos com júbilo ao Senhor (Sl 100:1)!