Ser fiador é assumir o compromisso de honrar a dívida de outra pessoa, caso ela não pague. Essa era uma prática conhecida nos tempos bíblicos. As pessoas se comprometiam a pagar a dívida de alguém, em geral, um conhecido ou parente, caso essa pessoa tivesse dificuldades de quitar as despesas da negociação.
A pessoa do provérbio de hoje teve problemas financeiros porque se comprometeu com um estranho e acabou entrando em uma fria. Ela prometeu algo sem analisar todas as implicações.
Temos que ter muito cuidado com os compromissos que assumimos. Antes de empenhar a nossa palavra, seja em uma negociação financeira, em um relacionamento amoroso ou nas atividades escolares, é preciso analisar bem o que estamos prometendo para ver se teremos condições de honrar as promessas.
Na hora da emoção, muitos compromissos que não serão cumpridos são firmados. Um rapaz enfurecido promete que nunca mais vai pisar na escola. Uma moça apaixonada promete que vai se entregar para o namorado. Um homem irado promete se vingar de seu agressor. Uma mulher magoada promete não falar mais com quem a feriu. Todas essas promessas são do tipo que, após as emoções estarem controladas, provocam arrependimento.
Portanto, nunca prometa algo quando estiver emocionado. Essa recomendação serve para as boas e as más emoções. Quando você estiver eufórico, apaixonado, empolgado, tenha cuidado. Fazer promessas nessa situação é correr risco de falar mais do que se pode fazer. Se você estiver triste, depressivo, em luto ou qualquer outra situação ruim, não tome decisões que envolvam o futuro. Pode ser que, por causa da sua condição emocional, você fale coisas das quais se arrependerá depois. O ideal é que sempre tenhamos calma ao fazer promessas. Um ambiente de pressão é a fórmula certa para decisões precipitadas.
Essas recomendações servem, inclusive, para a decisão de seguir a Jesus. Não diga que não quer nada com Deus apenas porque está chateado por não ter um pedido atendido. Também não se decida por Ele no calor das emoções; pode ser que essa decisão seja passageira. O melhor que você faz é estudar a Bíblia, analisar as propostas de Deus para você e, com a consciência tranquila, assumir um compromisso com Jesus. Essa é a melhor decisão que você poderá tomar na vida.