Quarta-feira
29 de agosto
Prosperidade
O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo. Provérbios 13:21

Vivemos em uma época em que a religião tem virado uma espécie de comércio. Tenho certeza de que, se Jesus entrasse fisicamente em algumas igrejas hoje, Ele também pegaria o chicote e viraria as mesas dos cambistas da fé.

Lembro-me de uma vizinha que um dia chegou em casa após o culto de uma dessas igrejas, com uma vassoura de palha nas mãos. Até aí, nada estranho. A coisa ficou feia quando ela começou a varrer o marido enquanto o pobre homem dormia. Depois soubemos que ela tinha comprado aquela vassoura “abençoada” por cem reais. O líder religioso charlatão havia lhe dito que tudo o que fosse varrido com aquela vassoura ficaria livre das maldições do diabo.

Isso seria cômico se não fosse trágico. Infelizmente, existe muita gente “negociando” a fé. Nas palavras de Paulo, essa é uma atitude contrária ao verdadeiro ministério: “Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendando-nos à consciência de todos, diante de Deus” (2 Coríntios 4:1, 2).

No entanto, uma coisa precisa ser observada. Não haveria igrejas assim se não existissem pessoas interessadas nelas. Infelizmente, há muita gente interessada nos benefícios da cruz de Cristo, mas não quer carregar a própria cruz. Desejam os milagres de Jesus, mas rejeitam o Jesus dos milagres. A fé dessas pessoas é comercial. O pensamento é procurar uma igreja que ofereça benefícios, sem ensinar fidelidade ao evangelho. Nesse modo de pensar, a procura por Deus é completamente por interesse.

A teologia da prosperidade é uma das faces mais podres da deturpação que o diabo fez do evangelho eterno. É verdade que há muita gente sincera nessas igrejas e que estão ali enganadas. Por isso, é preciso que o evangelho puro seja proclamado, a fim de que os honestos que estão confundidos pelas mentiras do inimigo possam ouvir a voz do Pai e se render diante da cruz de Cristo.

O evangelho de Jesus é para libertar o homem do pecado em todas as suas formas, inclusive da ganância disfarçada de piedade. Permita que o Espírito Santo ensine você a amar a Cristo de todo o coração.