Domingo
16 de agosto
Protegidos na selva
O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico Lhe darei graças. Salmo 28:7

Estávamos viajando em uma balsa fazia seis horas no rio Amazonas, a fim de atender a uma igreja na vila Paysandu, município de Juruti, Pará. Essa viagem sempre era agradável, pois gostávamos de contemplar as belezas naturais às margens do rio. A balsa fazia esse trajeto às terças e quintas. Costumávamos viajar na quinta, e na terça retornávamos para a cidade de Santarém, onde residíamos.

Da vila até a margem do rio, percorríamos aproximadamente 40 quilômetros em uma região de mata. Certa vez, ao retornarmos, uma tábua bateu embaixo do carro e danificou a bomba de combustível. Tivemos que parar, pois havia começado a vazar gasolina. Deixamos nosso filho de um ano e meio no banco traseiro e fomos empurrar o carro.

Depois que nossas forças já haviam se esgotado, um senhor que dirigia uma caminhonete antiga nos prestou auxílio. Amarramos nosso carro à caminhonete com a rede que havíamos levado para dormir na vila. Quando estávamos a cerca de 500 metros da margem do rio, a rede se rasgou. Apesar desse contratempo, conseguimos chegar, mas, para nossa tristeza, a balsa havia acabado de sair.

Para complicar ainda mais a situação, ao anoitecer, um enxame de mosquitos chegou repentinamente. Fechamos os vidros do carro para nos proteger, mas nosso filho chorava porque fazia muito calor. Eu e meu esposo nos revezamos para ventilar o pequeno durante mais ou menos duas horas. Enquanto isso, orávamos ao Senhor e louvávamos o Seu nome. A despeito de tudo, confiávamos que Ele nos resgataria.

Já estávamos bem cansados quando avistamos a luz de uma embarcação. Enquanto carregava meu filho nos braços até chegarmos ao barco, uma cobra-cascavel quase me picou. Graças a Deus, fui defendida pelo capitão do barco com a ajuda de um bastão. O Senhor nos protegeu de tal forma que até mesmo nosso carro foi achado intacto quando retornamos para buscá-lo.

Não importa que provas você esteja passando no momento. Aproveite esse tempo e ore. Agradeça e louve a Deus! Confie no Senhor, e logo você avistará a luz de um barco e um Capitão pronto para auxiliá-la.

Elisângela da Silva Biggi de Abreu