Buscar a Deus para pedir várias coisas ou respostas aos problemas da vida é uma ocorrência diária para muitos cristãos, inclusive para mim.
Quando eu era criança, aprendi na Escola Sabatina que, quando pedimos, Deus pode responder “sim”, “não” ou “espere”. Devo admitir que a resposta com a qual tenho o maior problema é com o “não”.
Em um domingo, uma querida amiga me pediu para que eu orasse com ela por uma resposta da qual ela precisava. Dizia respeito a algo muito importante para ela, e alegremente concordei em orar. A resposta para a sua situação devia vir na quarta-feira seguinte. Assim, oramos e oramos, e meu esposo também se uniu a essas petições a Deus em busca de uma resposta. Então, a quarta-feira chegou e recebi uma mensagem da minha amiga dizendo que ela não havia obtido a resposta desejada.
Minha amiga se sentia arrasada. Ela avançara em fé acerca dessa situação e havia inclusive gastado dinheiro na expectativa de uma resposta afirmativa.
Liguei para ela imediatamente.
Soluçando ao telefone, ela me contou do seu desapontamento com a resposta de Deus e disse que não conseguia entender por que Ele dissera “não”. Ouvi, coloquei-me no lugar dela e, no fim, disse: “Eu sei que essa não é a resposta que você queria. Mas, quando Deus diz “não”, Ele sabe o porquê. Ele sabe mais do que nós. Console-se com essa ideia.”
Quando desliguei o telefone, pensei nas respostas negativas em minha vida e nas muitas vezes em que não apenas fiquei zangada com a situação, mas também desapontada pelo fato de Deus não ter respondido como eu queria. Foi fácil dizer à minha amiga o que eu lhe disse, mas não era fácil aplicar essas palavras à minha própria vida.
Independentemente do fato, é verdade. Deus conhece o passado, o presente e o futuro. Ele me conhece – minha vida, meus desejos, meu caráter. Assim, quando Ele diz “não”, preciso confiar que, devido ao Seu conhecimento, está fazendo o que é melhor para mim. Sim, é difícil aceitar, mas é a verdade.
Então orei e pedi a Deus que, da próxima vez que Ele dissesse “não”, por favor também me fizesse lembrar das palavras que eu dissera à minha amiga e me ajudasse não apenas a aceitar Sua resposta, mas a confiar em Seu conhecimento.
Heather-Dawn Small