Terça-feira
03 de março
Quem é Jesus?
“E vocês?”, perguntou Ele. “Quem vocês dizem que Eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:15, 16

Todas as partes da Bíblia são importantes. Mas essa é fundamental! Jesus perguntou aos discípulos como as pessoas O definiam. Cada um deu uma resposta: “Elias”, “o profeta”, “João Batista”, disseram eles. Então Jesus fez a pergunta para a qual cada um de nós tem que dar a própria resposta: “Quem vocês dizem que Eu sou?”

Esta é a pergunta: Quem é Jesus para você? A resposta de Pedro foi incrível: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”! Em grego, o termo Christos significa “figura real ungida”. Era uma forma de dizer que Ele era o Messias, o Rei que era esperado para libertar Israel. Mas Pedro não chama Jesus apenas de “Cristo”; ele vai mais longe.
O apóstolo O chamou de “Filho do Deus vivo”. Essa era uma forma de dizer que Ele era mais do que um homem gentil que Se destacou em Seu tempo. Era o Rei divino que viera salvar Seu povo.

Essa é uma afirmação da total divindade e humanidade de Jesus. Jesus é Deus e, ao mesmo tempo, homem. Houve um período na eternidade em que só havia o Pai, o Filho e o Espírito. Eles não eram três deuses que agiam em harmonia. Deus é um só e existe eternamente em três pessoas, que Se conhecem e Se amam.

Essa magnífica interação na Trindade resultou em um concerto na eternidade para a criação de nosso planeta. Ao criar o homem, Deus estava nos convidando para interagir com Ele. E se o homem não acertasse o passo? Então ficou definido que uma das Pessoas da Divindade viria ao mundo para reestabelecer o relacionamento.

Quando Jesus atravessou os limites da eternidade e encarnou, o Céu desceu até nós. Ele é Deus vindo à Terra na forma humana. Leia isto devagar: Ele é Deus que veio à Terra na forma humana! Saboreie essa verdade vagarosamente durante todo o dia de hoje.