A irritação do homem era muito grande porque seu voo estava atrasado. Ele furou a fila dos demais insatisfeitos e reclamou aos gritos. A atendente pediu que ele esperasse a vez. Com arrogância, o homem bradou: “Você sabe com quem está falando?” A atendente, então, pegou o microfone e perguntou para a multidão no saguão do aeroporto: “Algum psicólogo ou mesmo psiquiatra poderia ajudar esse senhor? Ele está com crise de identidade, não sabe quem é.”
Em virtude de insegurança emocional e desconforto com a própria personalidade muita gente vive em busca contínua por autoafirmação. Em geral, pessoas assim sentem uma dificuldade de autoaceitação e necessidade desmedida de receber elogios.
É mais fácil perceber a insegurança quando ela se manifesta em sua face frágil. Geralmente, o inseguro fraco foge de responsabilidades e desafios em virtude do medo de não fazer o que é certo. Por isso, perde excelentes oportunidades na vida.
Em alguns, porém, a insegurança se esconde atrás de uma máscara de força. Sabe o garoto machão que bate em todo o mundo na escola ou a menina vaidosa que vive querendo ser a mais bonita da turma? É possível que ainda não saibam quem realmente são. Vivem em busca de reconhecimento e aprovação alheia, na ilusão de ser o que alguns pensam sobre eles.
Na última tentação, o diabo quis testar Jesus nesse ponto. “Você está vendo aquelas pessoas lá embaixo? Elas nem sonham que você é o Filho de Deus. Não é para menos! Com essas roupas simplórias, essa atitude humildezinha e aparência lastimável depois de 40 dias sem comer, ninguém nunca imaginaria que você é o Messias! Tenho uma dica infalível para dar up na sua ‘carreira’ messiânica. Pule daqui, o ponto mais alto do templo, e, com certeza, os anjos vão aparecer. Assim, ninguém terá dúvida de que você é o Filho de Deus.”
Entretanto, Jesus não dependia da opinião dos outros para definir sua identidade. Para Ele, o pensamento do Pai era suficiente: “Este é meu Filho querido, que me dá muita alegria!” (Mateus 3:17). Jesus nunca esteve inseguro a respeito de sua identidade porque era a Palavra de Deus que o definia.
Se quiser saber exatamente quem é você, preste atenção: “O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus” (Romanos 8:17, itálico acrescentado). Se acreditar, é isso que você será!